A Microsoft informou  sobre um malware capaz de roubar dados de acesso do usuário do Facebook.  O "Trojan:JS/Febipos.A", foi detectado no Brasil pela empresa e aparece disfarçado de extensão para os navegadores Chrome e Firefox.

Após o malware ser instalado em um computador, ele monitora se a máquina está conectada a uma conta no Facebook e assim tenta realizar downloads de códigos maliciosos que ficarão responsáveis por incluir uma lista de comandos ao navegador.

O malware consegue fazer várias ações dentro da rede social, como curtir uma página, compartilhar, postar, participar de um grupo e até conversar com algum amigo da lista. Algumas variações do malware conseguem inclusive publicar mensagens provocativas, contendo também links para outras páginas no Facebook.

A Microsoft não forneceu mais detalhes sobre o malware. Porém, os especialistas acreditam que os cibercriminosos façam uso da engenharia social para distribuir plug-ins por email ou mesmo através de mensagens falsas dentro da rede social.

Para evitar que você seja a próxima vítima do malware, a Microsoft recomenda que os usuários evitem baixar extensões fora das lojas oficiais dos navegadores como a Chrome Web Store e Add-nos para Firefox.