Nesta quarta-feira (8), o Google está homenageando através do seu Doodle, o cineasta e designer gráfico americano, Saul Bass. No dia de hoje ele estaria completando 93 anos de vida. Bass ganhou mais notoriedade ao elaborar aberturas de filmes de cineastas como Alfred Hitchcock, Stanley Kubrick e Martin Scorsese.

No Doodle de homenagem, um vídeo exibe uma sequência animada totalmente baseada nos projetos do designer. A trilha sonora do vídeo é a música Unsquare Dance, do compositor de jazz americano Davi Bubreck.

Bass nasceu em uma família de imigrantes no Bronx, em Nova York. Nos anos 40 ele iniciou o trabalho na área de anúncios de cinema em Holiwood. Em 1954 ele foi contratado para desenvolver uma abertura para os créditos do filme Carmen Jones.

O designer foi responsável por outras obras, como os créditos de abertura do filme O Homem do Braço de Ouro (1955) e Anatomia de um Crime (1959), de Otto Preminger, Um Corpo que Cai (1958) e Psicose (1960), de Alfred Hitchcock.

Bass também ficou conhecido por desenvolver o designe de marcas consagradas, como da aveia Quaker, da companhia aérea United Airlines e da operadora americana AT&T.