O PayPal é um mecanismo de transferência monetária entre indivíduos ou negociantes através de um serviço on-line. A iniciativa inicial deste serviço é evitar modelos tradicionais de transações de dinheiro (cheques e boleto bancário).

Em 1998, Peter Thiel e Max Levchin criaram o Paypal para atender as necessidades de pessoas que utilizavam pagamentos convencionais, e logo se espalhou pelo mundo e se tornou o meio mais popular de efetuar pagamentos on-line.

Hoje o PayPal é o meio de pagamentos on-line mais conhecido do mundo, sendo aceito para compra de domínios, e-commerce, entre outros serviços de compra na internet.

Os usuários fazem cadastro no site, cadastram seu cartão de crédito de forma segura, e podem inclusive inserir créditos. O Paypal é uma ótima alternativa para transferência internacional de dinheiro, porque não tem os altos encargos para fazê-lo, como via bancos físicos.

Pra ter ideia da fama do Paypal, basta ver que ele está presente em 190 países e possui pelo menos 123 milhões de clientes.

Mas afinal, como funciona o Paypal?

Você faz uma compra, e ao efetuar o pagamento, não vai ver a cor do dinheiro, nem imprimir o boleto, sequer sacar sua carteira do bolso. O Paypal, encarrega-se de pagar o vendedor e cobrar do seu banco. Ninguém além de você, terá acesso ou visibilidade às suas informações bancárias. No ato da compra, a única informação sua recebida pelo vendedor, é o endereço para o qual ele deve enviar seu produto.

Contas

O Paypal possui contas para pessoa física e para pessoa jurídica.

A conta para pessoa física é uma conta simples para vender e realizar compras na internet, tanto no Brasil como nos outros 189 países em que o Paypal está presente. Você precisa realizar o cadastro padrão, informando dados como: Nome, documentação, contas do banco e senha.

O Paypal envia para você uma cobrança de valor inferior a R$ 10,00 para confirmar seu cadastro. (Este valor é reembolsado após você informar o valor correto no site). Na conta para pessoa física, o usuário tem um limite para recebimento de transferências por ano.

Vantagens de usar o Paypal

Realizando compras internacionais, a sua moeda padrão sempre será o Real, portanto, toda e qualquer compra realizada fora do país, terá a impressão de ter sido efetuada da mesma maneira que em São Paulo ou Porto Alegre.

O Paypal também serve como um caixa eletrônico para transferência de dinheiro. Você pode enviar dinheiro de sua conta Paypal para a conta Paypal de seu amigo que mora em Buenos Aires. Ele receberá o dinheiro instantaneamente, em contra partida, o valor será debitado de sua conta apenas na próxima fatura do cartão.

Uma observação importante acerca da transferência, é que há algumas taxas para que isso possa ser realizado. Outra forma de você ter de pagar alguma taxa no Paypal, é quando você vende algo.

Como criar um Paypal?

Para criar uma conta, você primeiramente precisa entrar neste link. Escolha a opção de conta (pessoal / empresarial).

Após escolher o plano desejado, é necessário preencher o cadastro básico. Nos devidos campos deve-se informar nome, e-mail, senha desejada, CPF, endereço (para entrega de mercadorias), telefone, número de cartão de crédito e informações complementares do cartão.

Depois de preencher e clicar em "Concordar e criar conta", você será direcionado para registrar o cartão de crédito que vai utilizar em suas transações. O Paypal permite a utilização de diversas bandeiras: Visa, MasterCard, American Express, etc.

O cadastro de conta bancária pode ser acessado depois de tudo confirmado, as contas permitidas pelo Paypal são: HSBC, Santander, Itaú e Citibank.

Após efetuado todo o cadastro, será necessário confirmar seu e-mail e posteriormente seu cartão de crédito (outra método para manter o serviço seguro).

Como funciona a confirmação do cartão de crédito?

O Paypal enviará a você uma cobrança qualquer, inferior a R$ 10,00, dentro de três dias úteis, você conferindo sua fatura, poderá ver qual é o valor cobrado pelo Paypal, aí é só entrar no seu perfil e informar o valor correto da transação. Ex: 6,46.

Assim que informado do valor, o serviço confirma seu cartão de crédito e o valor anteriormente cobrado é estornado.

Agora que você tem o seu Paypal, você pode fazer compras em site espalhados pelo mundo, com segurança e tranquilidade. Boas compras.