Ontem, quarta-feira, 24 de abril, foi um dia para a Gradiente esquecer; depois de ter vencido a disputa judicial com a toda poderosa Apple pela permissão do uso da marca iPhone no Brasil; o Inpi - Instituto Nacional da Propriedade Industrial, publicou um despacho de um decisão da 27ª Vara Cível da Comarca de São Paulo, onde o mesmo manda bloquear por tempo indeterminado o nome registrado pela empresa brasileira.

A decisão foi tomada em cima do resultado de um processo entre o Banco do Brasil contra a IGB Eletrônica, que é a proprietária da Gradiente e que está devendo ao banco brasileiro o equivalente a R$ 947 mil.

Mas o que tem tal ação judicial com o bloqueio da marca? É que se não houver acordo da dívida entre ambas as instituições, o banco estará autorizado a leiloar a marca "iPhone" como forma de saldar a dívida.

De acordo com o Inpi, a marca "iPhone" no Brasil ainda pertence a Gradiente, mas de momento a mesma está apreendida pela justiça até que tudo seja resolvido, e se caso, seja vendida, a empresa que comprá-la terá todo o direito de usá-la.

Para lembrar a disputa entre Gradiente e Apple, vamos recapitular a história; mundialmente conhecida pela Apple, a marca "iPhone" no Brasil se tornou propriedade exclusiva da Gradiente em fevereiro de 2013, onde a empresa brasileira conseguiu vencer a disputa judicial contra a toda poderosa empresa da maçã para ter o direito de usá-la, uma vez que a Gradiente já havia  registrado tal marca em 2000, bem antes da própria Apple, que registrou a mesma marca em 2008, ou seja, oito anos após a empresa brasileira ter efetuado tal registro.

Com tudo, a Gradiente chegou a lançar no mercado recentemente o seu Gradiente iPhone, ao preço de R$ 700,00. Como vai ficar agora essa história, veremos nos próximos capítulos, aguardemos!