De acordo com uma pesquisa realizada pela consultoria Futuresight, à pedido da GSMA, a maioria dos usuários de internet móvel estão preocupados em terem suas informações pessoais compartilhadas ao fazerem uso de aplicativos ou ao acessarem a web.

Do total de entrevistados, 86% deles afirmou que tem medo da exposição através de apps. A maioria (51%) disse também que concorda com as políticas de privacidade que cada desenvolvedor aplica ao seu aplicativo, mesmo sem ter lido o documento inteiro. Assim, 74% destes, disse que não costumam ler sobre a política de privacidade adotada por se tratarem de textos muito longos. Mais da metade dos entrevistados, ou seja, 52% assumem que as empresas são responsáveis por cuidar das informações deles e dizem que não há motivo para preocupação.

No que diz respeito às reclamações sobre algum abuso, os usuários que pensam em recorrer às operadoras móveis somam 58%, à polícia 52%.

Ao total foram entrevistados 1,5 mil usuários de internet móvel, entre 18 e 54 anos, sendo que 64% possuíam smartphones.