Lembram da nossa matéria onde escrevemos que uma organização sem fins lucrativos da Holanda estava planejando criar um "Reality Show" em Marte? Pois bem, nesta segunda-feira, 22 de abril, a Mars One, lançou uma convocação para interessados apresentarem suas candidaturas para a viagem "só de ida" a Marte em 2022.

De acordo com a organização Mars One, que em entrevista coletiva prestada nesta última segunda-feira, em Nova York, declarou que está lançada a idéia e a convocação para os participantes deste inusitado reality show e as inscrições para quem se habilita a participar já esta valendo, mas tem uma condição para participar do tal reality, o interessado deve ser maior de 18 anos e deverá saber falar muito bem inglês.

Até o momento já se inscreveram cerca de 10 mil pessoas para o projeto Mars; número bem abaixo do esperado pela organização. No reality show de Marte, irão participar 24 pessoas, que serão separados em seis grupos de quatro pessoas de nacionalidade diferente, onde farão a viagem de ida com dois anos de intervalo, sendo que a primeira viagem está prevista para acontecer em 2022.

Logo após a saída da Terra, os 4 primeiros tripulantes e futuros moradores de Marte, levarão sete meses para chegar ao planeta vermelho, onde seus primeiros passos no novo planeta serão de montar uma colônia.

Durante tal entrevista, o co-fundador da Mars One, Bas Lansdorp declarou que, "O objetivo da Mars One é o de levar os seres humanos a Marte e assim precisamos do interesse do mundo para isso se tornar realidade e hoje, já recebemos 10 mil e-mails de pessoas de mais de cem países diferentes interessados nesta missão".

Para acrescentar, Lansdorp disse que, "Diferentemente da cobertura televisiva dos jogos Olímpicos ou de uma Copa do Mundo, a Mars One pretende manter a mídia mundial interessada o tempo todo neste reality show logo após a seleção dos astronautas, tanto durante o período de treinamento, lançamento e chegada dos mesmos ao planeta vermelho".

No reality show, serão testadas as principais qualidades dos candidatos, bem como a adaptação, criatividade, tenacidade e compreensão dos outros. A primeira fase de inscrição para o projeto irá até o dia 31 de agosto deste ano.

Onde após essa primeira fase, cada país escolherá um candidato e assim restarão entre 24 a 40 pessoas que serão treinadas para o reality. Como a tal viagem não terá retorno, os custos da mesma irão diminuir consideravelmente e assim a primeira missão, que irá levar os 4 primeiros astronautas até Marte, irá custar em torno de US$ 6 bilhões.

Para o co-fundador do projeto, Bas Lansdorp, pode parecer muito dinheiro aplicado, mas segundo ele, "imagina assim que os quatro primeiros moradores de Marte chegar à superfície do planeta. Todo o mundo vai querer ver o que irá acontecer daí por diante".

Sendo assim, vamos esperara os próximos passos do projeto para ver o que irá acontecer, mas vale lembrar para você que ficou interessado, a viagem é só de "ida", sem volta.