Mais uma praga virtual está assombrando o mundo tecnológico. Desta vez o escolhido é o boleto gerado pela internet. Um malware é capaz de modificar a numeração da linha digitável de boletos bancários acessados através de navegadores e assim, desviar o destino de pagamentos.

O site Linha Defensiva, especializado em segurança, está alertando a todos que costumam realizar compras através da internet, como também gerar qualquer tipo de boleto, inclusive a segunda via. Os criminosos planejaram muito bem a sua ação. Nenhum site está protegido na nova praga que, de acordo com especialistas, já está circulando na web há cerca de três semanas.

Quando o usuário solicita o boleto online, a praga identifica o boleto e altera a linha digital alternando a agência e conta do cedente para uma já determinada pelo vírus.

Para uma pessoa que não está alerta fica praticamente impossível perceber a fraude. No entanto, alguns sinais podem ser reparados. Os boletos que foram modificados apresentam alguns equívocos, como a logo do banco e também o número do banco não conferem. A  vítima também não consegue realizar o pagamento através do código de barras, já que os fraudadores inserem um espaço em branco em meio ao código, obrigando a realizar o pagamento vinha linha de acesso.

Assim, se a vítima não perceber a fraude, irá pagar o valor do boleto através da linha digitável e com isso, o valor será desviado para a conta determinada pelo vírus.