Nesta segunda-feira (8), a Ericsson declarou que adquiriu a Mediaroom, unidade de IPTV da Microsoft, responsável pela produção de softwares que são usados por companhias de telefonia para transmissão televisiva através da internet. Com isso, a Ericsson irá se tornar a maior provedora de IPTV do mundo.

A conclusão da transação deverá acontecer no segundo semestre do ano, informou a própria Ericsson. O valor do negócio não foi informado pela empresa. A Mediaroom está situada em Mountain View, na Califórnia, e atualmente possui mais de 400 pessoas empregadas ao redor do mundo.

"Esta aquisição contribui para uma posição de liderança para a Ericsson com mais de 40 clientes, servindo cerca de 11 milhões de residências de assinantes", disse o vice-presidente sênior e chefe da unidade de negócios de apoio a soluções, Per Borgklint.

A Ericsson, com a sua nova aquisição, pretende atender as empresas de telefonia que estão concorrendo com os provedores de mídia a cabo, via satélite e web. O IPTV faz uso da mesma tecnologia que faz com que a internet funcione para transmitir conteúdo multimídia em meios de comunicação e redes a cabo.

De acordo com o analista da Pyramid, Guillermo Hurtado, deverá haver um aumento no número de assinaturas na América Latina, África e Oriente Médio, já que há registro de uma aceleração no uso de IPTV.  "Esses mercados são pequenos e representavam cerca de 2,1% do total de assinaturas em 2012. Na América Latina, que fechou o ano anterior com 891 mil assinaturas, é esperado um crescimento de 42,2%, enquanto a África e Oriente Médio devem contabilizar 36,2% do total, tendo em vista que é esperado um crescimento de 17% globalmente", disse ainda. Tais regiões, disse o analista, mudaram a expectativa em torno do IPTV. "O número mundial de assinantes pode chegar a 181.1 milhões nos próximos quatro anos, por causa desses mercados, representando uma parte significativa do crescimento".