O Google está homenageando nesta terça-feira (2), o 366° aniversário da ambientalista alemã Maria Sibylla Merian através de um Doodle.  A jovem ficou conhecida por ser uma exímia ilustradora científica de plantas e insetos.

Maria Sibylla Merian nasceu no dia 2 de abril de 1647 em Frankfurt. Influenciada pelo seu padrasto, com 13 anos começou a pintar os primeiros quadros naturalistas. Em 1665, com 18 anos, a jovem casou com Johann Andreas Graff, um pintor especializado em arquitetura. Dois anos após, nasce sua primeira filha, Johanna Helena.

Maria Sibylla ilustrava tudo o que era ligado a natureza, em especial a transformações das lagartas em borboletas. Além das ilustrações, ela estudava os acontecimentos e anotava tudo em seu caderno pessoal, que anos após virou um livro. Em 1675 surge o "Neue Blumenbuch" ("Novo livro de Flores", em português). 

Em 1979, Maria Sibylla publicou outra obra: "Der Raupen Wunderbare Verwandlung und Sonderbare Blumennahrung" ("A transformação milagrosa de lagartas que estranhamente comem flores", em português), que tratava exclusivamente da vida das borboletas.

Maria Sybilla Merian faleceu no dia 13 de janeiro de 1717, com 70 anos, em Amsterdam, na Holanda.