A sua área de trabalho deve estar recheada (ou não) de ícones. Pode olhar. Ícones são essas pequenas imagens que representam um programa, pasta ou atalho no seu computador. Basta ver alguns famosos, como o do Skype, do Internet Explorer e do Photoshop.

O uso de ícones hoje é essencial. Imagine a sua área de trabalho cheia de ícones iguais, sem distinção alguma. Com certeza seria muito mais difícil de você localizar o programa que deseja executar.

Mas os ícones não são exclusividade de computadores. Tablets e smartphones também possuem esse sistema para auxiliar as pessoas na usabilidade. Basta clicar no mesmo para que se execute o software ou se vá para a pasta desejada.

E o uso de ícone não está restrito somente ao pessoal que desenvolve tais programas. Você também pode criar ícones personalizados, salvá-los no formato correto e inserir nos seus atalhos.

Existem duas maneiras para isso. Através de um software chamado Format Factory ou através de um site da internet. Vamos mostrar os dois caminhos nesse artigo. Lembre-se de ter o arquivo PNG para transformar em ICO. Aqui, vamos usar o arquivo PNG abaixo como exemplo.

FORMAT FACTORY (SOFTWARE)

Com o Format Factory, clique na opção Imagem, no menu esquerdo.

Após, novamente no menu esquerdo, clique em Todos para ICO.

Uma nova janela será aberta. Clique em Adicionar Arquivo no canto superior direito. Procure a imagem em seu computador e selecione-a.

Ela será colocada na lista. Se desejar, altere o local onde o arquivo será salvo clicando em Browser, no canto inferior direito. Quando estiver tudo certo, clique em OK no canto superior direito.

Ele retornará para a janela principal do programa. Confira se sua imagem está na lista e clique em Iniciar, localizado no menu superior.

Ele irá realizar a conversão e salvar o arquivo no local selecionado. Quando terminar, lhe dará um aviso e exibirá o status Completo na lista.

Pronto! Sua imagem já está no local salvo e com a extensão ICO!

ConvertICO (SITE)

O Format Factory é, sem dúvida, um ótimo programa para converter arquivos de imagens, filmes e áudios para outros formatos. Mas, caso você queria converter um PNG para ICO somente uma vez, ou bastante raramente, você pode optar por utilizar o site ConvertICO.com.

O site possui uma interface bem amigável e simples, é gratuito e realiza o processo de conversão imediatamente, já disponibilizando o ícone para download.

Para realizar a conversão, acesse o site e você terá duas opções:

1 - Colocar o link da imagem que você quer transformar em ícone, caso ela esteja na internet.

2 - Clicar no botão Browse e selecionar a imagem, caso ela esteja armazenada em seu computador.

Feito isso, clique no botão GO.

O site irá trabalhar na conversão e, logo em seguida, ao lado do botão GO, o ícone será exibido. Basta clicar na seta branca ao lado que o download será iniciado.

Pronto! Já pode utilizar seu ícone normalmente!