CloudStack é uma plataforma (IaaS), que foi originalmente desenvolvido pelo Cloud.com. Em Julho de 2011 a Citrix adquiriu o Cloud.com, que é um dos fundadores do OpenStack, acreditava-se que a Citrix iria integrar o CloudStack a plataforma OpenStack, mas, isso não ocorreu, o Citrix primeira plataforma de código aberto, alguns meses depois, tornou-se membro da Apache Software Foundation.

Com uma base de usuários existentes, atualizações estáveis e experiência no desenvolvimento do código aberto, o projeto CloudStack se concentrou em alinhar-se ao Apache. "Nós conseguimos construir uma comunidade diversa e amigável em torno do CloudStack", disse Childers Chip, vice presidente da Apache CloudStack.

O software já oferece computação, gestão de rede, gerenciamento de contas, interface de usuário baseada na web, ferramentas de linha de comanda. Há também o AWS compatível com EC2 e S3 APIs para empresas que querem usar o Amazon Web Services APIs para garantir a portabilidade híbrida entre um serviço de nuvem privada e pública. CloudStack trabalha com VMware, KVM, XenServer e Cloud Platform Xen.

A versão atual do CloudStacl é a versão 4.0.1 que está disponível para download (http://cloudstack.apache.org/downloads.html) como código fonte ou como .DEB e .RPM que são pacotes binários para Ubuntu/Debian e Red Hat Enterprise Linux.