Recebeu o desafio de implantar a ISO 9001:2008 na sua empresa?  Ainda não sabe por onde começar? Você provavelmente já ouviu falar nesta norma, mas não tem ainda nenhuma idéia do que ela significa? Neste post vamos resumir de forma bem clara os principais passos para implantar e buscar uma certificação na norma de Sistemas de Gestão da Qualidade mais popular do mundo.

O primeiro passo  é conhecer a norma ISO 9001 e definir um escopo de certificação.  Muitas empresas quando optam por implantar um Sistema de Gestão da Qualidade enviam seus colaboradores principais, que vão ficar responsáveis pela implantação,  para realizar treinamentos, principalmente aqueles de interpretação de ISO 9001:2008 e de formação de auditores internos, algumas empresas de treinamento fornecem também uma capacitação especial para representantes da direção. O curso de auditor líder, depois desses treinamentos, é uma excelente oportunidade de upgrade nos conhecimentos sobre ISO 9001 e auditorias. 

Você pode buscar treinamentos in company ou treinamentos em empresas, pode optar pela modalidade on line também, muito comum hoje em dia. Hoje nós já fornecemos um conjunto de materiais muito sólido para ajudar a entender a norma de Gestão da Qualidade, saiba mais aqui. Algumas empresas usam consultores durante a fase de implementação, é uma das formas mais comuns no mercado.

Hoje em dia a consultoria on line também virou um atrativo para empresas que não podem realizar um alto investimento em consultoria e precisam de um apoio externo. Você não é obrigado a ter consultores, é uma opção. Hoje nós possuímos uma plataforma para preparação de empresas rumo a certificação ISO 9001 chamada Ambiente ISO.

Treinar auditores internos é também um passo importante, a auditoria interna é um requisito da norma ISO 9001, treinar os auditores na norma ISO 19011 é fundamental para garantir melhor qualidade das auditorias.  Também é possível buscar empresas que realizam auditorias internas, esse serviço também é uma opção. Você pode entrar em contato comigo caso queira receber alguma recomendação no seu Estado através do email [email protected]

Depois que toda documentação do seu sistema de gestão for elaborada e os treinamentos para capacitar a mão de obra, líderes e representante da direção estiverem realizados,  é o momento de realizar as auditorias internas e análises críticas pela direção.

Finalizado tudo isto, o grande desafio é buscar uma certificadora para que seja feita a auditoria de certificação. A ISO 9001:2008 é auditável e você pode depois da implantação, quando se sentir seguro, contratar uma certificadora para verificar a conformidade do seu Sistema de Gestão da Qualidade a norma. Veja uma lista com as principais certificadoras que atuam no Brasil e no mundo, clicando aqui.

 Depois de certificado, o seu sistema de gestão precisará ser mantido, não pode morrer com a certificação, a sua melhoria contínua será fundamental para a organização continuar competitiva no mercado em que atua e, quem sabe, em futuros mercados. Qualquer dúvida, em qualquer etapa desta longa caminhada, pode entrar em contato conosco por email para maiores orientações.

Aproveite também para conhecer o DVD sobre ISO 9001 mais completo sobre ISO 9001 do Brasil, com videos, slides, modelos de documentos, apostilas eletrônicas e acesso a mais de 240 arquivos para download.