Muitos clientes tem me perguntado se vale a pena investir em publicidade no Google ou outro buscador. E minha resposta é que "outro buscador" no Brasil é um passo secundário, pelo menos para a grande maioria de meus clientes que são pequenos ou médios empresários. Mas sempre minha afirmação é que sem dúvidas vale a pena e muito, desde que o investimento seja bem utilizado.

Que o Google Adwords é a principal plataforma de divulgação no mundo não é novidade e no Brasil onde o Google é a principal fonte de pesquisas, nem se fala.

E um dos principais motivos é que a equipe do Google Adwords conseguiu ao longo de muita pesquisa, conhecimento e investimento desenvolver uma plataforma muito fácil de ser utilizada. Qualquer pessoa com alguma intimidade com a web consegue desenvolver sua campanha. E aí acabam cometendo erros que comprometem o resultado final da campanha e, consequentemente, disseminando que o Google Adwords não é um bom investimento. 

Conclusão: meus clientes dizem que alguns amigos falam que o Google Adwords é um ótimo investimento e outros que não tiveram sucesso algum.

Para mim é bem claro que para se utilizar qualquer ferramenta tecnológica é preciso ou ter um profissional contratado ou antes de investir buscar alguma profissionalização técnica. Como buscar um profissional para desenvolver uma campanha pode assustar muitos investidores, o melhor caminho é conhecer e estudar a ferramenta antes de utilizá-la. Não é difícil, as informações estão na web, mas requer alguma dedicação sim. 

Por exemplo. Muitas vezes o que acontece é que a pessoa escolhe palavras muito genéricas como a palavra "CURSOS ONLINE". Com certeza vai ter inúmeros acessos por este termo, mas se o que a pessoa trabalha é na implantação de Cursos Online a campanha pode ser um desastre de investimento e retorno, pois qualquer um que estiver buscando, por exemplo, um curso de dança vai acabar sendo direcionado para esta campanha. E você vai pagar por este direcionamento!

E aí tem solução? Claro que sim. Usa-se o chamado método Long Tail ou Cauda Longa que nada mais é que identificar nichos de mercado. Esses nichos podem não ser necessariamente os "tops" das buscas, mas podem ser muito mais lucrativos. 

Para começar a trabalhar. as palavras devem ser organizadas e definidas com clareza e não escolhidas genericamente como o exemplo do "CURSOS ONLINE". Ao invés disso podería-se ter-se optado por "Criação de Cursos Online" ou "Desenvolvimento de Cursos Online" para citar dois exemplos.

Investir em Publicidade no Google é essencial para o sucesso de seu Ecommerce, desde que tenha uma taxa expressiva de CONVERSÃO. E isso só se consegue com um bom profissional ou com alguma dedicação e estudo!