De acordo com o Ministério da Defesa Brasileira, um erro no manuseio de um tablet particular de um servidor da área de monitoramento de redes sociais da pasta fez com que no último domingo, 03 de março, a conta do MDB no Twitter que é usada para publicar dados sobre a agenda do órgão, publicasse um recorde do game "Banana Kong", o mesmo game disponível para iPhones e iPads.

O erro gerou mais de três mil republicadas, ou seja, mais de três mil retuitadas antes de ser apagadas do microblog. A mensagem dizia o seguinte: "Alcancei 370 metros no Banana Kong. Obtenha-o na APP Store e tente fazer melhor!"

Logo a exibição da mensagem no Twitter do Ministério da Defesa, a divisão de tecnologia do mesmo fora acionada, sendo que a senha de acesso da pasta no microblog foi modificada em instantes a mensagem ter sido retirada do ar. Conforme a acessória de imprensa do ministério, nenhum tipo de prejuízo foi identificado para o órgão e muito menos detectado qualquer tipo de invasão ao perfil.

Mas como pode ter ocorrido este erro? De acordo com técnicos, um dos motivos da causa deva ter sido que os jogos para iPhones, como é o Banana Kong, possuem conexão com redes sociais e ao alcançar um ótimo resultado, o game possui a opção de compartilhá-la com um toque, sendo que provavelmente desta maneira a conta do Twitter do Ministério da Defesa estando ela no iPhone deste servidor, fez com que o resultado da corrida do Banana Kong fosse também publicada na rede do órgão em questão, e assim aconteceu o erro indesejado.