De acordo com dados divulgados pela Telebrasil, em janeiro de 2013 os acessos de banda larga móvel e fixa no Brasil alcançaram os 88,2 milhões de acessos, com um crescimento de 37,% comparado a janeiro de 2012, ou 24 milhões de acessos novos no país.

Tudo isso se deve aos acessos de banda larga 3G em handsets e modems. No período de um ano, esses números de acessos chegaram a aumentar em 47%, totalizando 67,6 milhões de conexões, sendo que deste montante, 53,9 milhões foram acessados de aparelhos celulares 3G, ou seja, 13,7 milhões de terminais de dados e o restante de outros aparelhos.

A pesquisa realizada pela Telebrasil foi feita sobre todos os acessos, computador - aparelhos, aparelhos-computador, ou seja, máquina a máquina, todos eles com banda larga móvel. Vale salientar que a tecnologia 3G já alcança 3.309 municípios no país, com um crescimento em janeiro de 2013, de 22% se comparado ao mesmo período do ano passado, com 595 novas cidades tendo o acesso 3G.

Se analisarmos os números profundamente, esse é um número muito pequeno se entendermos que até 2014 o país quer implantar nas grandes cidades e capitais a nova tecnologia 4G.

Já a banda larga fixa em nosso país obteve um total de 20,7 milhões de acesso em janeiro de 2013, sendo que de acordo com a pesquisa realizada pela Telebrasil, a mesma banda teve um crescimento de 12% em um período de um ano, o que indica o dobro se comparado aos últimos três anos.