O Google anunciou um site explicativo chamado de "How Search Works" ("Como a pesquisa funciona", em tradução livre). De acordo com o próprio nome, o site explica como funcionam as buscas da companhia.  O site, totalmente interativo, mostra através de um gráfico animado, o que acontece cada vez que uma pessoa realiza uma pesquisa no site.

Assim, a explicação de como a busca realmente acontece é dividida em três partes: "Rastreamento e Indexação", "Algoritmos", e "Combate ao Spam".

Com a exposição, o usuário descobre que a operação de indexação do Google cobre cerca de 30 trilhões de páginas. Outro fato interessante é que a empresa tenta combater os spans 24 horas por dia, assim, tornando os resultados mais relevantes.

A empresa ainda explica que leva aproximadamente 1/8 de segundo para que um resultado seja "calculado" através de critérios como novidade, qualidade do site, busca segura, contexto do usuário, busca universal, tradução, entre outro fatores.

Infelizmente o site interativo não possui opção em português, ele está totalmente inglês, no entanto, mesmo assim vale a pena conferir: http://www.google.com/insidesearch/howsearchworks/thestory/

No entanto, há uma versão simplificada em português. Veja: http://www.google.com/intl/pt-BR/insidesearch/howsearchworks/index.html