Os consoles de videogame não são nada mais do que computadores personalizados, completos com sistemas operacionais, discos rígidos e placas de vídeo. Como em qualquer computador, é importante certificar-se de que os arquivos salvos no disco rígido estejam organizados. Em um PC, isso é feito através de um processo de desfragmentação de disco. Em seu console, isso é feito quando você faz a recriação do banco de dados PS4.

Veja também: As mais esperadas novidades tecnológicas de 2019.

Alguns especialistas recomendam que a recriação do seu banco de dados PS4 deve ser feita mensalmente, e isso provavelmente não faria mal. No entanto, dificilmente alguém vai ter o tempo para fazer isso, então nosso conselho é considerar uma reconstrução do banco de dados PS4 se você estiver observando problemas de desempenho, ou se você se lembrar que já se passaram vários meses desde a última vez que você completou a tarefa.

Ao jogar novos jogos como o Fallout 76, é fácil culpar os desenvolvedores por uma jogabilidade instável, mas nem sempre a culpa é deles. Como qualquer computador de alta potência, seu PlayStation 4 pode experimentar lentidão por vários motivos. Uma provável causa é que o banco de dados do seu PS4 precisa ser recriado. Assim como executar a desfragmentação de disco no seu PC, isso deixará o seu Playstation 4 mais rápido.

A seguir estão razões que você pode considerar uma recriação do seu banco de dados PS4:

  • Tempo de carregamento lento no jogo
  • Problemas de unidade de disco PS4 (não ler um disco)
  • Navegações de menu lenta
  • Lags durante o jogo e cenas

Como habilitar a resolução de 4K no seu PS4 manualmente

Como deixar o Playstation 4 mais rápido com a recriação do banco de dados

  1. Primeiramente, desligue o seu PlayStation 4, e não use o modo descanso. O console deve estar completamente desligado.
  2. Agora, mantenha o botão liga/desliga pressionado até ouvir dois bipes rápidos. Isso alertará você de que você entrou no modo de segurança.

  3. Após isso, ligue o seu controle DualShock 4 ao seu slot USB-A, na frente do PlayStation 4. Faça a conexão através do cabo, e não por bluetooth, pois assim não funcionará.
  4. Role para baixo no menu até chegar à opção 5, chamada "Recriar Banco de Dados" (Rebuild Database).

  5. Pressione o botão X para iniciar a recriação.
1

Recriar o banco de dados do seu PS4 pode levar algum tempo, dependendo de quão cheio está o seu console e com que freqüência você instala e apaga jogos. O que a "recriação" realmente faz é reorganizar seu disco rígido, para facilitar e agilizar o acesso do sistema aos seus arquivos. Um banco de dados organizado adequadamente pode carregar dados mais rapidamente, diminuindo as chances de um jogo instável de seus novos títulos.

A recriação do banco de dados é uma tarefa bastante simples, que deve ser feita a cada poucos meses - sendo uma vez por trimestre a melhor opção - e quanto mais vezes você fizer isso, menos tempo o processo deve levar.

Atenção

Um detalhe importante neste processo é que o controle não deve ser usado sem fio, embora o modo de segurança não funcione sem o cabo conectado. Portanto, será necessário conectá-lo ao PS4 com o fio fornecido. Na verdade, qualquer cabo micro-USB deve cumprir essa função, se você não conseguir encontrar o original.

É perigoso fazer recriação de banco de dados no PS4?

A recriação do banco de dados soa como limpeza - e a limpeza soa como se livrar de coisas - mas a verdade é que a recriação do banco de dados não deve realmente excluir nenhum dado, a menos que um arquivo esteja corrompido. 

Arquivos corrompidos são excluídos, mas vamos encarar, as chances de consertar um arquivo corrompido são geralmente muito pequenas. Você sempre pode fazer backup de seu sistema antes de executar uma recriação de banco de dados, se estiver preocupado.

Embora não seja possível garantir que a recriação do banco de dados seja 100% sem perigo, ela não deve excluir nada, e por isso acontece no modo de segurança. Agora, se fazer alguma coisa no modo de segurança deixa você nervoso, provavelmente é melhor ficar longe.

Para fazer o backup do HDD do seu sistema PS4:

  1. Certifique-se de que você sincronizou seus troféus. Acesse seus Troféus, pressione o botão Opções e escolha a opção Sincronizar com a PlayStation Network.
  2. Insira o dispositivo de armazenamento USB que você planeja usar para fazer o backup em uma das portas USB do PS4.
  3. Vá em Configurações > Sistema > Backup e restauração.
  4. Confirme quais dados você deseja fazer backup. 
  5. Na próxima tela, você pode personalizar o nome do backup. Depois disso, destaque o  Back Up e pressione o botão X.
  6. Uma barra de progresso mostrará o status atual do backup. Você pode cancelar essa operação a qualquer momento.

Para restaurar o disco rígido do PS4

  1. Acesse Configurações > Sistema > Backup e restauração.
  2. Insira o dispositivo de armazenamento USB que contém o backup em uma das portas USB do PS4.
  3. Escolha a opção Restaurar PS4.
  4. Selecione o arquivo de backup que você deseja restaurar.
  5. Você verá uma tela informando que o sistema irá reiniciar e inicializar se o processo de backup foi concluído ou não. Escolha Sim para continuar.

E então, conseguiu fazer o procedimento corretamente? Seu console ficou mais veloz depois dessa operação? Conte para a gente nos comentários!