2018 foi foi um ano incrivelmente emocionante para o setor da tecnologia, que viu uma infinidade de avanços. Estes incluem os fundamentos da inteligência artificial (IA) sendo estabelecida, robôs ajudando em casa e inovações eletrônicas de consumo, como TVs que são tão finas, que podem ser confundidas com janelas ou pinturas. E 2019 promete ser outro ano significativo, à medida que as atitudes das pessoas estão mudando e a tecnologia se torna incorporada em nossas vidas. Aqui está uma olhada nas maiores tendências tecnológicas de 2019.

As mais esperadas novidades tecnológicas de 2019

Todas as formas de vida podem mudar com a tecnologia em 2019

Conectividade de dados mais rápida, smartphones com um novo visual arrojado e mais motivos para torcer por eventos esportivos? Estas são apenas algumas das razões pelas quais prevemos que 2019 será outro ano empolgante em tecnologia. 

Smartphone dobrável

Poderemos estar colocando as mãos em um smartphone dobrável da Samsung muito em breve - a gigante de tecnologia sul-coreana deu ao mundo um vislumbre de um protótipo de trabalho na Samsung Developer Conference em novembro.

De acordo com Justin Denison, vice-presidente sênior de marketing de produtos móveis da Samsung, o protótipo mede 18,5 cm na diagonal. O novo design dará aos usuários a experiência de ter um dispositivo de tamanho de bolso - com uma tela de 4,6 polegadas quando dobrado - que pode ser desdobrado para revelar uma tela maior de 7,4 polegadas, um recurso que a Samsung apelidou de Infinty Flex Display.

Fontes disseram à agência de notícias Yonhap, da Coréia do Sul, que a Samsung planeja lançar oficialmente o dispositivo, conhecido como Galaxy F, já que a Samsung ainda não deu nome oficial a ele, em um evento em março. Outras empresas que pretendem lançar um smartphone dobrável incluem a Huawei e a Sony.

Falando de smartphones Galaxy, a Samsung também tem outro lançamento altamente esperado em 2019, que é o top de linha Galaxy S10. Alguns vazamentos sugerem que poderíamos esperar um dispositivo com um maior recurso sem moldura em toda a tela - leaker afirmou que o modelo terá uma tela de 6,7 polegadas - configuração de câmera traseira múltipla e, curiosamente, um design de tela perfurado na frente para a Câmera.

v
Internet 5G

Samsung Galaxy 10

A gigante sul-coreana de tecnologia deve revelar o Galaxy S10 em fevereiro de 2019, provavelmente no Mobile World Congress (MWC) na Espanha. Rumores apontam que há planos para mostrar o Galaxy F no MWC, antes de seu lançamento oficial em março. 

Internet 5G

O alvorecer da conectividade de rede 5G está logo a nossa frente. Essa nova tecnologia promete velocidades e capacidade de transmissão de dados significativamente mais rápidas, menos espera de uma tarefa on-line a ser concluída (também conhecida como latência menor) e pode conectar mais dispositivos e sensores inteligentes simultaneamente, mais do que nunca. 

A internet 5G está atualmente em fase final de testes, e pronta para oferecer velocidades de dados de até 50 ou até 100 vezes mais rápido que as atuais redes 4G. 

Internet 5G
Internet 5G

Para testar as velocidades de 5G do mundo real, a Qualcomm realizou uma simulação para aproximar as velocidades reais de 5G em Frankfurt e São Francisco, levando em conta vários fatores como geografia, demandas do usuário na rede e dispositivos com diferentes níveis de LTE e 5G. 

Os testes renderam velocidades mais profundas, mas ainda muito melhores - em Frankfurt, a velocidade de navegação subiu de 56Mbps para 4G para 490Mbps na 5G, com velocidades de download de 100Mbps para mais de 90% de usuários comparado a 8Mbps no LTE. Em São Francisco, as velocidades de navegação saltaram de 71Mbps para o usuário 4G para 1,4Gbps para no 5G, enquanto as velocidades de download atingiram 186Mbps em 5G, em comparação com 10Mbps em 4G.  

Como o 5G é uma tecnologia totalmente nova, os usuários terão que atualizar para novos smartphones - para esse fim, uma das variantes do próximo Galaxy S10 da Samsung deve ser compatível com 5G. 

Além dos serviços móveis e de dados de alta velocidade, os especialistas concordam que o 5G é essencial para a próxima fase do desenvolvimento de tecnologias, como carros autônomos e a melhoria de setores como saúde, realidade virtual e aumentada e muito mais.

Em setembro, a operadora móvel de Portugal Vodafone, demonstrou como é possível uma chamada holográfica em 3D ao vivo com o 5G na Vodafone Future Ready Conference, no Reino Unido. Na demonstração, o jogador de futebol inglês Steph Houghton apareceu como um holograma, para dar a um fã de 11 anos algumas dicas de jogo. Essa troca mostra como a tecnologia poderia mudar a maneira das pessoas se comunicarem entre si, com mais chances de treinamento remoto, e possibilitando interações mais imersivas com personalidades famosas. 

Na Malásia, o Ministro de Comunicações e Multimídia, Gobind Singh Deo, anunciou que Putrajaya e Cyberjaya são os campos de testes para testes de 5G em nível nacional. O julgamento de um ano começou em novembro, e as descobertas ajudarão o governo a desenvolver planos e políticas sobre o uso da rede 5G no país. 

Games

Em 2019, prepare-se para o possível lançamento de um novo console Nintendo Switch. O WSJ informou que a Nintendo planeja lançar uma nova versão do seu videogame. 

Nintendo Switch 2019
Uma das maiores novidades em 2018 foi o anúncio da Sony sobre não participará da 2019 E3 Expo, algo inédito em 24 anos. Em vez disso, a empresa compartilhou que será "se envolver com os consumidores e a comunidade de maneiras diferentes", com rumores não confirmados de que a empresa pode realizar seu próprio evento para anunciar detalhes sobre o PlayStation 5.

PlayStation 5
PlayStation 5

PS5 pode incluir upgrades para suportar 60FPS (quadros por segundo) em resolução 4K e será executado em placas gráficas AMD da próxima geração. A Sony também pode anunciar detalhes sobre o PlayStation VR2 - atualizações podem incluir controles melhores, novas câmeras embutidas e luvas para maior experiência de realidade virtual. 

Uma empresa que não abre mão da E3 em 2019 é a Microsoft. Há muita especulação de que a empresa usará o evento para anunciar detalhes sobre dois novos consoles Xbox de próxima geração. Os usuários também podem esperar uma versão do Xbox One S baseada em nuvem, apenas para streaming, em 2019, que pode ser anunciada no próximo mês.

Xbox 2019
Xbox 2019

A Microsoft também deve revelar mais detalhes sobre o Projeto xCloud, um serviço de streaming no estilo Netflix para jogos do Xbox. Para não ser confundido com o Xbox Game Pass, o Project xCloud - atualmente no modo de teste beta -tornará os jogos do Xbox disponíveis em PCs, smartphones e consoles. 

Os jogadores também podem esperar grandes lançamentos de games em 2019 - Como o Kingdom Hearts 3, o The Last Of Us 2 e, com sorte, o Death Stranding, repleto de estrelas de Hideo Kojima . 

Para os jogadores de dispositivos móveis, existe a versão 2019 do jogo Harry Potter Wizards Unite AR da Niantic, o mesmo desenvolvedor por trás do Pokémon Go. O jogo permitirá aos usuários encontrar personagens e criaturas dos livros de Harry Potter, lançar feitiços e resolver mistérios. 

Realidade Aumentada (AR) em todos os lugares 

A tecnologia AR não é exatamente nova em plataformas como Snapchat e Instagram, com seus filtros de selfie, mas poderíamos estar tendo acesso a mais do que apenas máscaras digitais em 2019.  

Em maio, o Facebook anunciou uma nova versão de sua ferramenta AR Studio para criadores de conteúdo e desenvolvedores. A ferramenta é feita para projetar animações AR, visuais e interações da câmera com o Facebook. Junto com os recursos existentes, como o AR Target Tracker e arquivos de som gratuitos, o Facebook disse que adicionará outros recursos, como Body Tracking, Hand Tracking e analytics para efeitos de AR. Então você pode esperar mais elementos AR nas fotos ou vídeos que seus amigos compartilham no Facebook.

O AR também poderia fazer parte de mais experiências ao vivo, como shows e eventos esportivos em 2019. O rapper Eminem incorporou o AR em sua apresentação ao vivo no festival de música Coachella, em abril. 

O público poderia ver melhorias visuais no AR, adicionadas ao programa, baixando o aplicativo Eminem Augmented

Em termos de jogos, algo empolgante está se formando na Niantic. A empresa anunciou que está investindo em um display de realidade aumentada holográfica - tecnologia desenvolvida pela empresa de guias de ondas DigiLens, especializada em displays AR de plástico leves. Para os usuários, isso poderia significar que a Niantic está procurando melhorar a interatividade do jogo com um dispositivo AR, como óculos inteligentes.