Se você já jogou no PC ou Xbox One, provavelmente notou que os downloads do PlayStation 4 são muito mais lentos, em comparação às outras plataformas. Isso acontece devido a uma falha de design na forma como o console PS4 se comunica com a PSN (PlayStation Network). Mas há vários truques que você pode fazer para aumentar a velocidade de download do PS4.

Maneiras simples de aumentar a velocidade de downloads do PS4

A rapidez com que o seu PS4 pode baixar jogos, filmes e softwares depende muito da sua conexão com a Internet. Sendo assim, aqui estão algumas dicas práticas e básicas para acelerar seus downloads no PS4:

  • Baixe uma coisa de cada vez: evite baixar vários itens simultaneamente.
  • Não jogue online durante os downloads: O jogo online irá ser lento, e também afetará o download.
  • Pause e retome: se seu download parece estar parado em uma determinada porcentagem, tente pausar e retomar o download.
  • Instale a versão mais recente do software do sistema: você deverá automaticamente baixar as atualizações do sistema, quando elas estiverem disponíveis, mas se você deixou de fazer alguma atualização, acesse Configurações > Atualização do software do sistema.
  • Download em modo repouso: Antes de colocar seu PS4 no modo de repouso:
  1. No painel principal (aonde ficam seus jogos) , role para cima e para a direita, e selecione o ícone de pasta para abrir as Configurações.
  2. Selecione Configurações de economia de energia > Definir funções disponíveis no modo de repouso .
  3. Ative o Stay Connected na Internet para que seu console possa continuar baixando enquanto está em repouso. 

Otimizando suas configurações de Internet para downloads mais rápidos do PS4

Os downloads do PS4 geralmente ficam lentos ​​devido a uma conexão ruim com a Internet, e geralmente não são problemas com o próprio console. 

Problemas com a Internet podem ser causados por um hardware com defeito ou limitações definidas pelo seu provedor de internet. 

Dependendo do seu plano de internet, você pode estar limitado em relação aos dados que você pode baixar de uma só vez. Se você perceber que sua internet está lenta, considere atualizar para um plano melhor ou trocar de provedor.

Seu modem e roteador também têm limitações quanto à quantidade de dados que podem manipular de uma só vez. Mesmo que você esteja pagando por um plano de internet de alto nível, você só poderá aproveitá-lo totalmente se seu hardware for capaz de suportá-lo. Você pode contatar o seu provedor de internet para ter certeza de que o equipamento é compatível com a velocidade do seu pacote de internet.

Otimizar suas configurações de internet e Wi-Fi não significa apenas pagar por internet mais rápida; Existem vários truques gratuitos que você pode tentar fazer para melhorar a eficiência da sua conexão:

  • Localização do roteador:  
  • Faça o download quando ninguém mais estiver usando a internet: uma rede Wi-Fi congestionada pode atrasar os downloads do PS4, então se outro usuário estiver baixando algo ao mesmo tempo, ambos os downloads sofrerão lentidão.
  • Conecte ao cabo: Para contornar problemas de Wi-Fi, você pode conectar seu PS4 diretamente ao seu modem, através de um cabo Ethernet, para downloads mais rápidos.

Alternando Servidores DNS do PS4

Ajustar as configurações de DNS do seu console é uma maneira eficaz de acelerar os downloads do PS4.

Servidores DNS (Domain Name System) são responsáveis pela tradução de endereços da internet para seus endereços IP correspondentes. 

Para mudar o servidor DNS do PS4:

  1. Vá até as configurações do seu console e selecione Rede (Network).
  2. Selecione o tipo de conexão que você usará (Wi-Fi ou Cabo de rede (LAN).
  3. Em "Como deseja configurar a conexão à internet?", selecione "Personalizada".
  4. Você verá algumas configurações específicas a outros elementos da sua conexão.
    Não altere nenhuma das opções, apenas avançando até chegar em "Configurações de DNS/DNS Settings". Essa é a única seção que você deverá mexer.
  5. Em "Configurações de DNS", selecione "Manual".
  6. Você deve inserir os endereços IP primários e secundários: 
    IP Address Settings = Automatic
    DHCP Host Name = Do Not Specify
    DNS Settings = Manual
    Primary DNS: 8.8.8.8
    Secondary DNS: 8.8.4.4
    MTU Settings: Automatic
    Proxy Server: Do Not Use
    Dica: Você pode experimentar diferentes servidores DNS para ver qual funciona melhor para sua localização.
  7. Prossiga com a configuração dos outros itens sem alterar nada e pronto. O seu PlayStation 4 teve seu DNS alterado.

Acelerar o download do PS4 com um servidor proxy

Se você ainda estiver insatisfeito com a velocidade dos seus downloads no PS4, você pode configurar um servidor proxy em seu notebook ou computador, para ajudar no processo.

  1. Baixe e instale o software do servidor proxy no seu computador. Usuários do Windows podem experimentar o CCProxy gratuitamente; Usuários de Mac podem tentar o Squidman. Aqui, vamos mostrar o metodo para Windows.
  2. Ative seu servidor proxy e obtenha seus números de IP e porta. Se você estiver usando o CCProxy, essas informações podem ser encontradas no menu de opções.
  3. Configure uma nova conexão com a internet no seu PS4. Acesse as Configurações > Rede > Configurar conexão com a Internet > Usar Wi-FI > Personalizar e selecione seu roteador.
  4. Selecione Automático ou Não Especifique, para que tudo chegue à página Servidor Proxy.
  5. Digite o IP e o número da porta do seu servidor proxy.

Seu PS4 agora usará seu computador como um servidor proxy, o que deve resultar em downloads mais rápidos.

Nota: Com esta configuração, o seu PS4 só será capaz de se conectar à internet através do seu servidor proxy. Portanto, você pode reconfigurar suas configurações quando terminar de baixar arquivos grandes.