Apesar de não fechar a PS Store do PS3 e do PS Vita, a Sony vai limitar cada vez mais, o uso da sua loja. A partir do dia 27 de outubro, a Sony vai deixar de permitir pagamentos via cartões de crédito e de débito, bem como a PayPal na plataforma.

Após esse dia, vai ser possível comprar jogos para o PS3 e o PS Vita, através de dinheiro da carteira da PS Store. A alteração vai operar em todas as regiões do mundo ao mesmo tempo. Até o momento, a Sony não explicou o porquê dessa decisão.

Entretanto, é provável que a empresa esteja buscando reduzir os riscos de roubo de dados dos usuários. É dito isso, pois a PS Store do PS3 e do PS Vita, é uma plataforma antiga que já não ganha mais tanto suporte. Saiba mais abaixo.

Sony quer fechar a PS Store do PS3 e do PS Vita

Para realizar compras de jogos digitais de PS3 e do PS Vita após essa data, vai ser necessário pagar as compras através da carteira da PS Store. Os usuários vão precisar recarregar os fundos usando os cartões pré-pagos. Ou ainda, acessar a loja pelo PS4, PS5, PC ou celular, para terminar a compra no cartão de crédito por lá.

Vale ressaltar, que a Sony começou a falar sobre uma provavel desativação da PS Store do PS3 do PS Vita, em outubro de 2020. Na ocasião, a empresa estimava aposentar a plataforma nos navegadores de computador e aplicativos oficiais de Android e iOS.

Depois de ficar um tempo sem falar sobre o assunto, a Sony chegou a falar sobre o desligamento da loja, em março de 2021. Entretanto, pouco tempo depois, a Sony voltou atrás na decisão, por conta dos jogadores que ficaram revoltados com o possível fim da PS Store nos consoles antigos.

Desde então, a Sony não mais falou sobre o assunto. Em suma, é comum que as plataformas antigas sejam desativadas para dar lugar a ecossistemas mais atualizados e seguros. Entretanto, uma parcela de usuários ainda não deseja o fim do PS 3 e do PS Vita. Até porque, há certos jogos que podem acabar para sempre.

Com informações, Siliconera e Kotaku.