Trabalhar com o Photoshop pode consumir bastante tempo, tanto para usuários iniciantes quanto avançados. Uma vez que você trabalhou com ele por um tempo, você começa a achar que está constantemente indo e voltando entre os mesmos itens de menu ou botões de paleta. E é vasta a gama de ferramentas de edição. Felizmente, há uma maneira de ajudar a simplificar o fluxo de trabalho com os atalhos do Photoshop.

Os atalhos são simplesmente uma maneira de economizar alguns cliques com o mouse ao fazer mudanças de ferramentas ou ajustes de propriedades. Eles podem ser um pouco difíceis de memorizar no começo, mas uma vez que você pega alguns comandos no teclado, você nunca mais vai esquecer.

Enquanto uma mão está rodando o mouse, a outra mão pode estar fazendo algo também. Esse método de trabalho com o Photoshop pode realmente diminuir o tempo gasto no computador, e dar a você mais tempo para outras tarefas.

A seguir estão 18 atalhos mais usados, divididos em três grupos: Simples, intermediário e avançado. Os comandos simples são muito fáceis de serem executados e são muito usados. Os comandos avançados precisam de um pouco de coordenação e não são usados com tanta frequência. Os comandos intermediários estão entre os dois.

Atalhos do teclado para Photoshop
Atalhos do teclado para Photoshop

Comandos simples de atalhos do Photoshop

  • H (Hand Tool) - Quando ampliado para uma parte de sua foto, este comando traz a ferramenta de mão, que permite aplicar o efeito panning (fotos que parecem estar em movimento). Além disso, se a ferramenta manual estiver ativa e você pressionar a tecla Ctrl, poderá ampliar sem clicar na ferramenta zoom. Da mesma forma, se você pressionar a tecla Alt, poderá diminuir o zoom sem tocar nas ferramentas.
  • Z (Zoom Tool) - Este comando apenas traz a ferramenta de zoom. Como com a ferramenta de mão, se você segurar a tecla Alt, ela muda temporariamente para o modo zoom out.
  • Ctrl + 0 (Fit on Screen) - Este é um comando rápido seve para colocar a foto inteira na tela do Photoshop. O comando correto é Ctrl + zero, não a letra "O".
  • B (Brush Tool) - O pincel é uma ferramenta extremamente útil quando se trabalha com máscaras.
  • Ctrl + Z (Undo) - Comando voltar, muito útil para os pequenos erros que todos cometemos.
  • Tab (Ocultar / Mostrar Paletas) - Esconder as paletas para dar um pouco mais de área de trabalho, diminuindo assim a sua necessidade de panorâmica e zoom durante a edição.

Atalhos do Photoshop de nível intermediário

  • [ (Diminuir Tamanho do Pincel) - Reduz rapidamente o tamanho do pincel, para capturar pontos menores.
  • ] (Aumentar tamanho do pincel) - Aumenta rapidamente o tamanho do pincel para as áreas maiores.
  • Shift + [ (Diminui a suavidade do pincel) - Diminui a suavidade do pincel em 25%.
  • Shift + ] (Aumenta a suavidade do pincel) - Aumenta a suavidade do pincel em 25%.
  • 1 > 0 (Opacidade da ferramenta) - Basta pressionar um dos números de 1 a 0 e a opacidade da ferramenta mudará de 10% para 100%. Se você quiser um controle melhor, pressione um segundo número rapidamente após o primeiro, e você pode obter qualquer porcentagem desejada. Então pressionando 4 você terá 40% de opacidade, enquanto pressionar 4 e 3 lhe darão 43% de opacidade.
  • Shift + 1 > 0 (Fluxo da Ferramenta) - Funciona exatamente como o trocador de opacidade, mas você só precisa segurar a tecla Shift enquanto acerta os números.
  • Ctrl + Tab (Próximo ponto no ajuste de curvas) - Ao usar a caixa de diálogo de ajuste de curvas, você pode colocar vários pontos na curva e ajustá-los adequadamente. Às vezes, você quer fazer mudanças muito pequenas nesses pontos, cutucando com o teclado, mas clicar no ponto para ativá-lo geralmente o move para um local indesejado. Use este comando para alternar o foco de ponto a ponto sem movê-los.

Atalhos do Photoshop avançados

  • Ctrl + Shift + N (Nova Camada) - Isso abrirá a nova caixa de diálogo de camada, e colocará uma nova camada na parte superior da camada ativa.
  • Ctrl + Alt + Shift + N (Nova Camada Sem Diálogo) - Este comando pula a caixa de diálogo e apenas coloca uma nova camada na parte superior da camada ativa.
  • Ctrl + Shift + C (Copiar Mesclado) - Funciona basicamente como o comando copy, exceto que você obtém uma cópia mesclada da imagem composta enviada para a área de transferência. Este comando só funciona se você tiver feito uma seleção na imagem primeiro (use Ctrl + A para selecionar tudo), caso contrário, você obterá uma cópia de nada. Isso é útil se você quiser duplicar o que vê na tela em outro arquivo de imagem, ou até mesmo em outra camada.
  • Ctrl + Alt + Shift + E (Carimbo Visível) - Primeiro, crie uma nova camada vazia no topo da pilha. Então selecione essa nova camada e use este comando, que faz basicamente a mesma coisa que o comando copiar mesclado, exceto que coloca a cópia diretamente na nova camada. É ótimo para criar misturas de camadas, nitidez e qualquer outro tipo de edição que não pode ser feito de forma não destrutiva.
  • Ctrl + Alt + Shift + K (Mostrar comandos do teclado) - Se você esquecer algum desses comandos, ou se quiser verificar outros comandos, use essa combinação de teclas para exibir uma caixa de diálogo de ajuda, com todos os atalhos de teclado.

Estes são apenas os atalhos de teclado do Photoshop para utilização durante o pós-processamento, e certamente há muito mais deles que podem ser úteis para você. Confira os tópicos de ajuda do Photoshop para obter mais informações sobre esse tópico.