Review: Redragon Kumara ABNT, um teclado barato e muito bom

Confira a nossa análise do Redragon Kumara em sua versão ABNT, um dos teclados com o melhor custo/benefício do Brasil.

Por | @grasiel_grasel Periféricos

Há um bom tempo atrás a empresa por trás da Redragon era conhecida por poucos por fabricar produtos de marcas famosas como a Razer, HP, Dell, Asus, Huawei e Lenovo, no entanto, este papel se inverteu com a marca do dragão vermelho passou a ser um de seus principais investimentos, criando linhas de produtos focados em qualidade e preço baixo.

Hoje vamos conhecer uma nova versão do Redragon Kumara, um teclado mecânico já muito conhecido da marca que chegou este ano ao Brasil em um layout ABNT e com keycaps impressas com o método double-shot, uma evolução incrível que não afetou o preço excelente deste produto no mercado brasileiro.

Foto do KumaraFoto do Kumara

DESIGN

O maior ponto negativo do Kumara infelizmente fica justamente em seu design, pois ele possui alguns problemas que poderiam ser corrigidos com certa facilidade, sem precisar de grandes alterações nos padrões de produção.

Para começar temos o problema das inscrições das teclas que, além de utilizarem uma fonte não muito bonita, também possuem diferenciações nas keycaps com caracteres exclusivos do layout ABNT, como a tecla “Ç” e alguns acentos, um fato que desfavorece muito a beleza do teclado, que já não é muito grande.

Foto do KumaraFoto do Kumara

Outro problema são os pés de teclado. Os de aderência são apenas dois muito pequenos, o que não garante praticamente nenhuma segurança do periférico sobre a mesa; já os de elevação “corrigem” este problema, mas são altos demais e tornam a experiência de utilizar o teclado absurdamente desconfortável. Particularmente gosto muito mais da altura natural do Kumara.

Foto do KumaraFoto do Kumara

No resto até que o teclado não se sai tão mal, pois utiliza um tamanho TKL (dez teclas a menos) que agrada a muitos usuários e possui uma construção bastante robusta, o que agrada usuários que buscam por periféricos duradouros. A última crítica que eu teria sobre o design do Kumara é a aparente indecisão de ter ou não um case superior, pois suas bordas laterais não colaboram muito com o design de teclas flutuantes.

Foto do KumaraFoto do Kumara

Para finalizar, é importantíssimo lembrar de dois dos pontos mais positivos deste teclado: A impressão double shot, que mesmo em plástico ABS já são excelentes, e a utilização do layout ABNT, que adiciona como um grande benefício ao consumidor brasileiro, que pode contar com mais este investimento da Redragon no Brasil.

Keycaps do KumaraKeycaps do Kumara

ESPECIFICAÇÕES

Especificações fornecidas pelo fabricante:

  • 12 teclas de controle Multimídia
  • Controle de Iluminação “On-The-Fly”
  • ​​Sistema N-Key Rollover de Anti-Ghosting
  • Funcionamento da Tecla Win Alternável (Pressione FN+Win para Desligar / Ligar a Tecla)
  • Layout ABNT2
  • Switches Outemu Blue: Feedback Tátil, Resistência Média, Com Clique Audível Característico
  • ​Construção Robusta em Metal e Plástico ABS para maior Durabilidade
  • Peso: 907 gramas (Bruto com Embalagem)
  • Dimensões: 35cm (L) x 12,4cm (A) x 3.8cm (P) Aprox. 

*A Redragon não oferece software para esta versão do Kumara.

*Este modelo do Kumara não grava macros.

DESEMPENHO

O Kumara me surpreendeu bastante por oferecer um desempenho ainda melhor do que eu esperava da marca. Este é o primeiro teclado mecânico dela que testei e posso afirmar que ele tem tudo para ser uma das melhores opções de baixo custo no mercado brasileiro, pois oferece ao menos o mínimo de qualidade que costumamos exigir em todos os teclados que analisamos.

Foto do KumaraFoto do Kumara

Levei menos tempo do que eu esperava para me acostumar novamente com o tamanho reduzido de um modelo TKL, menos de três dias, pois na primeira vez que o fiz com o MasterKeys Pro S demorei quase uma semana para me livrar do costume de recorrer ao teclado numérico sempre que precisava digitar um número ou comprar armas no CS:GO.

Alguns usuários já reportaram alguns problemas de fábrica como mal funcionamento de LEDs ou switches com double-click, mas a Redragon garante a troca de todos os produtos eventualmente defeituosos com rapidez e agilidade, pois estes são completamente normais em produtos de baixo custo.

Foto do KumaraFoto do Kumara

Falando da iluminação, ela é realmente muito boa nesta versão do Kumara e, embora não tenha opções de efeitos além do respiração, ainda é possível configurar a velocidade dele e também o brilho por atalhos no teclado.

Os switches da Outemu já são bastante conhecidos por oferecerem um feeling bastante parecido com os Cherry, mas ainda têm o grande problema de serem muito mais barulhentos. A qualidade destes interruptores já é garantida por modelos que testamos anteriormente, pois eles ainda oferecem uma durabilidade média bastante aceitável e, embora possam vir com defeitos de fábrica, a Redragon sempre garante a cobertura de qualquer problema dentro do prazo de garantia.

Switches Outemu do KumaraSwitches Outemu do Kumara

VEREDITO

O Redragon Kumara ABNT é certamente um dos teclados com a melhor relação custo/benefício do mercado brasileiro, afinal, além de ter um desempenho muito bom, ele utiliza componentes que alcançam o mínimo de qualidade que costumamos exigir.

Os maiores diferenciais e principais motivos para você investir em um Kumara e não em outros produtos de preço semelhante é o fato dele utilizar o excelente método de impressão double-shot, que garante que a keycap não perderá a sua inscrição, e a disponibilização de um modelo em ABNT, que é uma raridade até mesmo nos teclados mecânicos mais caros do mercado, uma decisão que custa caro às empresas que decidem toma-la, pois altera os moldes de produção e gera custos maiores.

Foto do KumaraFoto do Kumara

Este Kumara que testamos estará sendo sorteado pela Player ID em uma parceria com a Redragon e também com a NZXT, que oferece neste mesmo sorteio um gabinete S340 Elite, considerado como um dos mais bonitos do mercado nacional. Para participar do sorteio, clique aqui. Caso você queira conferir o Kumara ABNT na loja da Player ID, onde ele está com um dos melhores preços do Brasil, custando atualmente apenas R$235,88, um valor excelente para a qualidade que oferece, clique aqui.

Notas

  • 0 4 6 8 10
  • Switch
  • Impressão das keycaps
  • Material das keycaps
  • Qualidade da iluminação
  • Construção interna
11° em nosso ranking
Comparar
  • G.Skill Ripjaws KM780 RGB
  • Redragon Kumara ABNT
  • GFallen Falcão-Peregrino
COMPARAR

Mais sobre: perifericos teclados Redragon
Share Tweet
Comentários
Carregar comentários
Destaquesver tudo