O Chrome recebeu uma grande atualização visual com base no padrão Material You, encontrado em diversos smartphones Android e aplicativos do Google. Mas se você não gostou do novo design, é possível desativá-lo — pelo menos por enquanto — através do sistema de flags do navegador. Abaixo, vamos te mostrar como fazer isso em poucos minutos.

Como desativar o novo visual do Google Chrome

Tempo necessário: 2 minutos

  1. Digite "chrome://flags" na barra de endereços e aperte a tecla "Enter";

    Passo 1 de: Como desativar o novo visual do Google Chrome
  2. Na barra de pesquisa, digite "refresh 2023";

     
    Passo 2 de: Como desativar o novo visual do Google Chrome
  3. Em "Chrome Refresh 2023", clique no menu suspenso ao lado e selecione "Disabled" — é preciso reiniciar o navegador para concluir a alteração.

    Passo 3 de: Como desativar o novo visual do Google Chrome

Importante

Esse processo utiliza de um recurso experimental do Chrome, que deve ser removido depois que o novo design for totalmente implementado para todos os usuários, mas isso não deve ocorrer até 2024.

A flag "chrome-refresh-2023" está definida para expirar na versão 125 do navegador, que pode chegar somente em maio do próximo ano — essa data também pode ser estendida pelo Google.

De qualquer forma, é importante lembrar que o recurso que "força" o design antigo só poderá ser ativado enquanto a flag estiver disponível no menu de funções experimentais.