Nesta sexta-feira (08), a NVIDIA apresentou a nova placa de vídeo TITAN V, que chega para equipar os computadores mais potentes em 2018, um dispositivo com arquitetura VOLTA e 12 GB de memória RAM.

A NVIDIA não é nada discreta quando o assunto é anunciar a sua nova criação, a placa de vídeo foi apresentada como "a mais poderosa GPU de PC já criada". De acordo com a própria fabricante, a sua nova criação é capaz de "transformar um PC em um supercomputador de inteligência artificial", isso porque conta com 21,1 bilhões de transitores, garantindo uma potência de 110 teraflops. Em comparação com a sua antecessora é nove vezes superior.

Já está disponível na NVIDIA Store
Já está disponível na NVIDIA Store

Sendo assim , a NIVIDIA anunciou a sua nova placa de vídeo TITAN V durante a conferência Neural Information processing Systems (NIPS), nos Estados Unidos, uma placa de vídeo dedicada a pesquisas científicas que envolvem aplicações de aprendizagem de máquinas.

O presidente e fundador da NVIDIA, Jensen Huang, informou "O nosso objetivo com a Volta foi empurrar os limites da computação de alta performance e da inteligência artificial. Nós atingimos um novo patamar com os seus novos formatos numéricos, arquitetura de processamento, instruções, arquitetura de memória e links de processamento. Com a TITAN V, estamos colocando a Volta nas mãos de pesquisadores e cientistas de todo o mundo. Eu mal posso esperar para ver as suas descobertas inovadoras."

Nova placa de vídeo da NVIDIA dedicada à IA
Nova placa de vídeo dedicada à IA

A Superplaca traz um multiprocessador de transmissão redesenhado, com capacidade para duplicar a eficiência energética em relação ao formato Pascal. Já os 640 núcleos Tensor garante um bom desempenho nas aplicações de aprendizagem de máquina. A TITAN V conta com boost clock de 1.455 MHz e 5.120 núcleos CUDA. Além disso, a Volta garante um manuseio mais inteligente dos workloads ao misturar cálculos de computação e de endereçamento.

A nova placa de vídeo anunciado hoje (08) pela NVIDIA já pode ser adquirida através da NVIDIA Store dos Estados Unidos por US$ 3 mil, em conversão direta, aproximadamente R$ 10 mil, sem contabilizar os impostos. No entanto, a TITAN V ainda não está disponível nas lojas da NVIDIA no Brasil.