A ROG possui três modelos que seguem prioridades diferentes: a Rampage VI Extreme possue refrigeração líquida personalizada e redes ultra-rápidas, enquanto que a Rampage VI Apex atinge o desempenho máximo do jogo e overclocking recorde. Já o modelo Strix X299-E disponibiliza aos jogadores opções de ajuste, resfriamento e personalização necessários para obter o máximo de suas plataformas.

ASUS ROG
ASUS ROG

Já as placas Prime e TUF tem públicos diferentes: a nova Prime X299-Deluxe foi pensada para construtores high-end, enquanto o Prime X299-A utiliza uma abordagem voltada aos conceitos básicos.

Nas placas TUF, o foco é a durabilidade; o modelo X299 Mark 1 se destaca no mercado com armaduras protetoras e opções avançadas de resfriamento, enquanto o TUF X299 Mark 2 é uma versão reduzida do que é essencial para integradores que desejam se desviar de fórmulas convencionais.  

Série ROG X299: Inovações Compartilhadas

Ambas as placas-mães possuem controles de overclocking e de resfriamento à líquidos e à ar, além disso ainda possuem conectores dedicados para alimentar loops personalizados de hidrocooling bem como controles de ventoinhas inteligentes para eficiência e acústica silenciosa.

O sistema de agrupamento de sensores permite o seu resfriamento mesmo com os jogos mais pesados através do monitoramento da temperatura. Ajustar o PC ficou ainda mais fácil, tanto para configuração manual ou automática. É possível ainda realizar overclock com um único clique usando o utilitário de otimização com até cinco maneiras diferentes.

As placas-mães também incluem iluminação personalizada Aura Sync, que permite a sincronização com periféricos e monitores compatíveis que são equipados com a última geração de áudio integrado SupremeFX, as novas placas-mães X299 da ROG possuem qualidade de gravação aprimorada.

Enquanto as placas de vídeo se encaixam em SafeSlots reforçados que protegem contra danos causados ​​por GPUs pesados ​​e manipulação brusca. A tecnologia VROC da Intel combinada com o cartão de complemento opcional que habilita matrizes M.2 em RAID constituídas por uma pilha de unidades paralelas com uma linha direta para a CPU. O usuário também pode atingir altas velocidades aliadas ao desempenho. Está placa permite obter todas as últimas E/S, incluindo USB 3.1 Gen 2 com portas Type-C™ e conectores internos com velocidades de até 10Gbps. O Wi-Fi integrado e a rede Intel Gigabit são equipamentos padrão, e os slots m.2 podem contar com adição da nova memória Optane™ da Intel.

Série Prime X299

ASUS Prime
ASUS Prime

As novidades combinam conectividade de última geração com refinamento que oferecem uma experiência premium acessível a todos. Com o 5-Way Optimization é possível aprimorar o resfriamento com base nas características individuais de seus componentes. Os iniciantes podem facilmente otimizar seu PC inteiro com um único clique, enquanto usuários mais experientes podem ajustar os parâmetros para atender às suas necessidades.  Seus vários conectores LED podem acender seu chassi inteiro e fazem parte de um rico ecossistema de produtos Aura Sync onde é possível sincronizar cores e efeitos, desde a placa-mãe e placa de vídeo até periféricos e outros componentes.

Devido as exigências dos novos processadores Core X-Series da Intel todas as novas placas-mães X299 possuem conectores dedicados para soluções de refrigeração liquida e bombas autônomas, suportam configurações gráficas de três vias e seus slots x16 incorporam reforços estruturais com a tecnologia SafeSlot para evitar possíveis danos. Sua taxa de transferência garante acesso rápido e alta velocidade para unidades de sistema e a tecnologia de memória Optane da Intel pode acelerar outros dispositivos de armazenamento. Com um codec Realtek S1220A emparelhado com um amplificador e componentes premium, produzem um som imersivo e cristalino que rivaliza com algumas placas de som dedicadas.

TUF sinônimo de durabilidade

ASUS TUF
ASUS TUF

Esses modelos prezam por confiabilidade e durabilidade para os PCs, e para isso utilizam componentes mais resistentes que são submetidos a testes mais rigorosos. O foco em mudança exige uma nova perspectiva que é visível inclusive em seu design, as novas placas minimizam a iluminação RGB para se concentrar em diferentes prioridades.

Rampage VI Extreme

O destaque desta nova família é a Rampage VI Extreme que equilibra poder e design para máquinas com refrigeração líquida personalizada, que em conjunto com todos os conectores de ventoinha e bomba, foram adicionamos conectores de fluxo duplo que permitem monitorar o fluido de refrigeração percorrendo em seu loop. Possui também um conector especial que permite que os blocos de água projetados para a Extreme forneçam dados de fluxo, temperatura e vazamento.

O controlador Intel Gigabit Ethernet é reforçado por um chip integrado de 10 Gbps que consegue aumentar a transferência de rede por uma ordem de grandeza. O Wi-Fi também foi atualizado para o mais recente padrão 802.11ad, aumentando a largura de banda sem fio até 4.6Gbps.

Para evitar fiação desnecessária, três SSDs M.2 podem ser adicionados à placa sem usar o cartão VROC. O conector Thunderbolt integrado permite expandir a conectividade de alta velocidade com dispositivos externos. Além disso, há um painel OLED chamado LiveDash que permite monitorar as temperaturas do sistema, as frequências e a velocidade do ventilador diretamente na placa bem como mensagens personalizadas e gráficos.

Foi projetada para trabalhar com temperaturas abaixo de zero - não apenas com LN2, mas também com hélio líquido, a novidade já conquistou 8 recordes mundiais e 20 registros globais com o processador Core X atingindo 7.560 GHz. A Apex possui apenas um slot DIMM por canal, o que permite roteamento e rastreamento otimizado melhorando a estabilidade com os kits de memória mais rápidos.

Strix X299-E proporciona jogo com estilo

Onde a Rampage VI Extreme e Apex são altamente especializados, a ROG Strix X299-E assume uma abordagem mais direta. Monocromática e com dimensões ATX padrão, a Strix ainda vem com todos os slots, portas e conectores que o usuário espera das linhas ROG.

Incluindo dois slots M.2 com suporte NVMe, redes Intel Gigabit, Wi-Fi integrada, USB 3.1 Gen 2, tecnologia de áudio SupremeFX com Sonic Studio III e opções RGB líderes com Aura Sync. Pronta para refrigeração líquida e iluminação RGB possui conectores para bombas duplas e tiras LED padrão.

A Prime X299-Deluxe tem tudo

A novidade PRIME X299-Deluxe tem praticamente tudo que um usuária gostaria de ter uma placa-mãe de alta qualidade, desde as conexões ultra-rápidas até o aprimoramento estético de ponta. Após configurar a iluminação RGB com Aura Sync é possível customizar o suporte para tiras de iluminação ​​que oferecem controle independente sobre cada fita LED preparando o cenário para efeitos consideravelmente mais avançados.

Além disso, as barras de luz integradas que correm para baixo no escudo e no dissipador de calor do chipset abriga o novo LiveDash, uma tela OLED integrada, capaz de exibir informações valiosas do sistema e gráficos personalizados como estatísticas de temperaturas, frequências e velocidade além de mensagens de texto e animações gráficas.

O armazenamento de alta velocidade está disponível em várias formas e a Deluxe suporta a todos. Além de oferecer uma porta U.2 para SSDs de nível empresarial, ele vem com slots M.2 duplos para unidades NVMe. Ambos os M.2 estão posicionados em locais com menor incidência térmica; O slot principal fica sob o dissipador de calor do chipset, o que reduz as temperaturas do acionamento, enquanto o secundário garante uma movimentação vertical perto dos slots de memória, onde eles podem ser expostos ao fluxo de ar gerado pelos ventiladores do sistema.

A rede obtém o impulso do Wi-Fi de próxima geração com um módulo 802.11ad integrado. A solução de banda dupla pode impulsionar taxas sem fio até 4.6Gbps - várias vezes a velocidade da maioria das conexões com fio. O cartão ThunderboltEX 3 está incluído, fornecendo 40 Gbps de largura de banda para periféricos externos.

O essencial com a Prime X299-A

Sua abordagem é mais direta combinando os conceitos básicos com os principais recursos da última plataforma Intel, mesmo que a Prime X299-A tenha as mesmas tecnologias que a Deluxe. Suporta configurações de gráficos com até três vias em slots x16 e é possível adicionar VROC através do cartão adicional, caso os dois slots M.2 integrados não forem suficientes. Vem também com um conector interno USB 3.1 Gen 2 para o chassi que suporta as novas normas de 10 Gbps, além das portas Tipo-A e reversível e Tipo-C na parte traseira. Possui customização através da inclusão dos efeitos RGB e dos conectores duplos para tiras de LED que suportam muita iluminação.

TUF X299 Mark 1

Uma nova camada de armadura reforçada faz com que a TUF X299 Mark 1 se destaque de suas antecessoras. A armadura protetora facilita o fluxo de ar e impede que o pó se acumule. O fluxo de ar abaixo da superfície é gerado por um ventilador dedicado que também direciona o ar frio para o slot principal M.2 que melhora eficiência térmica.

Seus sensores de temperatura adicionais monitoram diferentes zonas na placa-mãe e os dados são direcionados ao software Thermal Radar 3 que gerencia de forma inteligente seu resfriamento para manter baixas as temperaturas além da acústica. Além disso, sua armadura está ainda mais reforçada com a placa traseira conhecida como Fortifier e foi desenvolvida em metal cuidadosamente moldada e dobrada para não deformar e que ainda dissipar o calor com mais eficiência.

O lançamento executa diagnósticos sem fio através de Bluetooth usando o adaptador USB incluído. O logotipo brilhante no centro da placa muda com base na carga para mostrar o funcionamento do sistema.

Mark 2 X299 a família TUF

A placa oferece todos os recursos da nova plataforma da Intel, além de inovações ASUS imperdíveis, como opções avançadas de overclocking, resfriamento e sintonia. Não possui armadura e sua placa é mais acessível para quem gosta de customizar.