O Nubank anunciou, nesta quinta-feira (04), um recurso que promete evitar fraudes bancárias feitas por ligação telefônica: a "Chamada Verificada". Essa ferramenta tem como objetivo identificar as ligações legítimas do banco, diminuindo as chances dos clientes caírem em golpes. A novidade começará a ser liberada aos poucos no Brasil.

Como funciona a "Chamada Verificada"

A ferramenta "Chamada Verificada" foi criada para impedir tentativas de golpes de criminosos que usam o mesmo número de telefone do Nubank (4020-0185) e uma voz eletrônica semelhante à utilizada pela fintech.

Funciona assim: quando o cliente receber uma ligação, ele poderá abrir o aplicativo para visualizar uma notificação na tela inicial e confirmar se a chamada é realmente do banco.

O novo recurso é similar ao "Alô Protegido", mas existe uma leve diferença: o primeiro tem como objetivo avisar que a ligação é falsa, enquanto o segundo serve para dar certeza de que é o Nubank que está ligando.

A fintech alerta que essa ferramenta só é ativada em chamadas iniciadas pela própria empresa ou por parceiros credenciados, ou seja, ela não funciona se o contato for feito pelo cliente.

Em um comunicado, Fabiola Marchiori, vice-presidente de engenharia e gerente geral de combate a fraudes do Nubank, disse:

No Nubank, a segurança de nossos clientes é prioridade máxima, e estamos sempre buscando maneiras inovadoras de aprimorar nossas medidas de proteção. Essa nova função dá aos usuários um recurso em tempo real para estarem mais protegidos contra um golpe que, infelizmente, se tornou muito comum no Brasil. A novidade reforça nosso compromisso de usar tecnologia para combater e prevenir novas ameaças, de uma maneira rápida e fácil de usar.