O cartão do Nubank, que pode ser utilizado na função crédito ou débito, oferece um recurso de segurança extremamente útil em situações de emergência: é possível bloquear o "roxinho" pelo aplicativo para evitar compras não autorizadas. Abaixo, vamos te mostrar como realizar esse bloqueio em poucos minutos.

Por questões de segurança, o Nubank não permite capturas de tela em todo o aplicativo. Por esse motivo, o tutorial não apresenta as imagens do passo a passo.

Como bloquear um cartão Nubank

Tempo necessário: 1 minutos

  1. Abra o aplicativo e toque na aba "Meus cartões"

  2. O cartão físico e os virtuais (caso tenha) serão exibidos. Toque na opção desejada e depois em "Bloquear";

  3. Toque no botão "Bloquear" novamente para confirmar a ação.

Como desbloquear um cartão Nubank

O processo para desbloquear um cartão Nubank, seja ele físico ou virtual, é bem simples. Veja abaixo:

  1. Abra o aplicativo e toque em "Meus cartões";
  2. Toque no cartão que deseja desbloquear;
  3. Toque em "Desbloquear" e depois em "Desbloquear" novamente.

Qual a diferença entre cancelar e bloquear um cartão Nubank

O cancelamento do cartão é um ato irreversível. Ao solicitá-lo, você informa ao Nubank que aquele cartão não tem mais utilidade, fazendo com que a instituição desative-o permanentemente. Para voltar a ter um cartão, especialmente na função crédito, o cliente terá que passar por uma nova análise.

O bloqueio, por outro lado, serve como uma espécie de "trava" que impede o cartão de ser utilizado em qualquer lugar do mundo, mesmo que a senha seja digitada corretamente. Ao contrário do cancelamento, essa função pode ser ativada e desativada pelo usuário a qualquer momento.