Nesta quarta-feira, dia 06, foi lançado o novo protocolo de internet IPv6, com isso, será permitido a criação de trilhões de novos endereços de internet. O novo protocolo veio para substituir o antigo, o IPv4, que conta com apenas 4,3 bilhões de endereços disponíveis.

Com a popularização da internet, surgiu a necessidade de lançar novos endereços de internet, pois, daqui pouco tempo o atual não daria mais conta. O novo sistema foi proposto ainda no ano de1996 para tentar resolver os problemas de falta de endereços IP na internet, que são os números associados a computadores conectados a internet.

Atualmente, com a disseminação de aparelhos móveis com internet, como os notebooks, tablets e smartphones, a grande necessidade de solucionar o problema.

O novo IPv6 deverá ser ativado até 2013, assim, é recomendados que todos os sites brasileiros, incluindo de comércio eletrônico, bancos, instituições, blogs, empresas, ou quaisquer outro serviço, vão ativando o novo protocolo.

De acordo com especialistas, os usuários não irão notar diferenças no uso da internet. Assim, de acordo com o Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br), em um evento realizado pela Sociedade da internet, nesta quarta-feira, o Dia Mundial de Lançamento do IPv6, quer que o padrão seja adotado definitivamente.

As empresas que devem participar do lançamento mundial estão provedores de conteúdo, como a gigante de buscas, Google, Facebook e Yahoo; também devem estar os provedores de acesso, como Comcast e AT&T, dos EUA, e fabricantes de equipamentos de redes, como Cisco e D-Link.