Foi divulgado nesta segunda-feira pelo governo do Irã que este país pretende separar sua rede nacional de informações online da internet.

Reza Taghipour, ministro das Comunicações do Irã, explicou que ambas as redes poderão ser usadas no país de maneira equilibrada. Reza comentou que, a Internet estará liberada somente quando a rede nacional não for suficiente para contemplar os dados procurados e falou mais; "A internet é uma rede insegura, e vamos modificá-la por uma mais segura, isso tudo para uma troca mais confiável de dados eletrônicos do governo com a criação da rede nacional e também iremos usar software de fabricação local".

Mas para o ministro, o sistema só dará certo se houver colaboração entre o setor privado e público e assim ele mesmo irá pedir para que se torne possível uma rede nacional segura, já que, esse novo serviço não funcionará exatamente como internet.

Essa informação não é exatamente nova, pois a mais de um ano o governo iraniano informou que pretendia separar sua rede nacional de internet por motivos de segurança e censura. Vale ressaltar que o país já bloqueia vários sites, entre eles os veículos de informação de outros países e comunidades onde pode haver assuntos sociais e política.

Além desses sites, outros como páginas de conteúdos interpretados como ofensivos perante a moral da República Islâmicas também serão travadas, e também todos os tipos de redes sociais, blogs e a maioria dos sites de busca livre.