Matéria escrita por Matheus Gonçalves conta que um grupo presente no Campus Party 2012 se juntou para programar um mapa interativo do evento. O mapa conta com códigos e padrões de usabilidade do Google Maps, dando assim oportunidade aos participantes marcarem a si mesmos e encontrarem uns aos outros dentro do Campus.

Um dos desenvolvedores da idéia, o desenvolvedor de 26 anos de Brasília, Bruno Torquato, comentou que a idéia surgiu em um momento off, aquele momento onde não se tem nada pra fazer; ai convidou os amigos e colegas William Kurosawa, também de 26 anos, morador de São Paulo e Diogo Kamioka, gerente de TI para desenvolver um mapa interativo do Campus.

A primeira idéia era criar uma ferramenta útil e sem muito mistério, assim não tomaria muito tempo do grupo para criar e desenvolver o projeto. De acordo com Kurosawa, o projeto durou cerca de 4 horas para ser desenvolvido e publicá-lo no site http://campusmap.com.br/ e completou ainda dizendo que, "Sabe, esse lugar é muito grande e estava difícil ficar indicando e apontando coisas com ah, estou próximo a tal banner, do lado de tal palco, estava bem difícil", conclui Kurosawa.

E logo a idéia foi repassada, foi apenas repassá-las nas bancas mais próximas que não demorou muito para que outras pessoas gostassem da idéia, e assim se ofereceram para ajudar com o layout, dicas e logotipo.

De acordo com os desenvolvedores do mapa do Campus Party, o cadastro e pesquisa do site foram realizados com Ruby on Rails, mas os profissionais estudaram e aplicaram funções da API do Google Maps.

Claro que se tratando de um software inicial, alguns bugs foram encontrados, mas já estão sendo corrigidos; vale lembrar que o site foi testado nos navegadores Firefox e Google Chrome. Os desenvolvedores do mapa do evento, já estudam possibilidades de nas próximas edições aplicar ferramentas e repassar essa idéia também para outras feiras que queiram usá-la.