De acordo com uma entrevista concedida ao G1, o Ministro das Comunicações disse que a internet do Brasil "não está tão defasada". "Não estou dizendo que a nossa internet é uma maravilha. Mas ela não está tão fora assim. As pessoas têm direito de reclamar e nós temos que cobrar cada vez mais. Agora, eu não acho que nós estejamos tão defasados em relação aos outros lugares", afirmou o ministro.

Paulo Bernardo também falou que a velocidade de internet do país deverá ficar no mesmo patamar que à de países desenvolvidos até 2014. "A Itália e a França licitaram celular de quarta geração agora, setembro, outubro. Nós vamos fazer em abril do ano que vem. A tendência é que até 2014 nós vamos estar equiparados com esses países", afirmou.

O ministro disse ainda que está em discussão na Agência Nacional de Telecomunicações, a Anatel, um plano de metas de qualidade. Com esse plano, as concessionárias serão forçadas a entregar um maior percentual do plano de banda larga já contratado, que hoje é de apenas 10%.