Um acontecimento inédito no mercado de eletrônicos, pela primeira vez, os tablets superam as vendas dos netbooks. Este fato foi percebido no segundo trimestre de 2011, de acordo com a pesquisa ABI Research.

Do total, foram comercializados 13,6 milhões de tablets contra 7,3 milhões de netbooks em todo o mundo. "Essa é uma tendência que nós esperamos que não seja revertida. São segmentos diferentes, não é uma questão de substituição, e sim de uma mudança na liderança do aparelho mais interessante", disse Jeff Orr, da ABI Research.

Esse aumento deve ter sido  bastante comemorado entre as fabricantes, já que, o aumento foi consideravelmente grande se comparado a outros períodos. Por exemplo, no trimestre anterior , ou seja, no primeiro do ano, a venda de netbooks atingiu 8,4 milhões de unidades e a de tablets chegou apenas a 6,4 milhões.

"Os tablets são vistos como aparelhos mais fáceis de usar, em comparação ao teclado e ao mouse necessário para a interação com um netbook", diz Orr. "Apesar disso, o custo não é algo que leva ao interesse em tablets. Em média, os tablets saem por US$ 600 e o netbook médio sai por quase a metade disso."

Ainda de acordo com a mesma pesquisa, na hora da compra, a marca mais consumida é a Apple,vendendo obviamente o seu iPad, com um total de 68%. Para esse ano ainda espera-se que sejam vendidos ainda um total de 32 milhões de netbooks e 60 milhões de tablets em todo o mundo.