Comemora-se hoje dia 12 de agosto, 30 anos da estreia do primeiro computador pessoal. Foi exatamente num dia 12 de agosto, de um longínquo 1981 que a IBM lançou no hotel Waldorf Astoria de Nova York o tão esperado 5150 PC.

A primeira versão do computador pessoal, tinha uma versão básica para a época, com 16 kilobytes de memória RAM e um cabo para conectá-lo a televisão que ainda era vendido separadamente. Em 1982, foi a vez da Compaq apresentar seu primeiro computador portátil, que utilizava processadores da Intel e software da Microsoft, tendo sido vendidos 53 mil unidades em apenas um ano, o Compaq pesava 13 quilos.

Mas voltando ao computador da IBM, o plano de negócio da companhia era vender cerca de 240 mil unidades de seu PC entre o ano de 1981 a 1986, mas a procura foi tão grande dos 5150 que superou todas as expectativas da empresa, alcançando esse número em apenas um ano de produção.

Nesta semana, foi publicado pelo blog Building a Smart Planet, um artigo denominado "IBM Leads the Way in the Post-PC Era", escrito pelo diretor tecnológico da IBM para o Oriente Médio e África, Mark Dean, onde manifestou que 30 anos após trabalhar no primeiro PC, esses aparelhos ficaram defasados.

Vamos apresenta ao amigo leitor uma parte deste artigo; "Estou orgulhoso que a IBM decidisse abandonar o negócio dos computadores pessoais em 2005 e vendesse nossa divisão da PC para a Lenovo..., quando ajudei a projetar o PC nunca pensei que viveria o suficiente para ser testemunha de sua queda, mas apesar disso, os PCs continuarão sendo muito usados, vão seguir o mesmo caminho que a máquina de escrever e os disco de vinil", completou Dean.

Ainda, Dean comentou que; "Meu computador principal agora é um tablet", afirma ele. Dean acredita que o futuro da tecnologia irá além dos PCs, smartphones e tablets. Segundo o engenheiro, ele acredita que, "Está ficando claro que a inovação cresce melhor não nos dispositivos, mas nos espaços sociais que há entre eles, onde as pessoas e as idéias se encontram e interagem..., é aí onde a computação pode ter o impacto mais poderoso".