O Google acaba de lançar uma nova ferramenta para ajudar os webmasters a acelerar o tempo de carregamento das páginas. O novo serviço é o Page Speed. Algumas pessoas podem estar pensando que não é novidade afinal no Webmaster Tools já existe o Page Speed, mas não, agora é para você aplicar ao site e não ao seu navegador.

O Page Speed leva muitas otimizações descritas pela empresa na página do serviço e aplica automaticamente sobre os sites. O serviço funciona da seguinte maneira. Ele é online e você ativa automaticamente as otimizações, o Google vai pegar sua página otimizá-la e então vai servir ela a partir dos servidores do Google.

Para a ferramenta funcionar você deve criar um apontamento CNAME para a URL de serviço do Google para que eles possam fazer as otimizações e rescrever as páginas conforme necessário.

No blog do Google Code é afirmado que pode gerar melhorias entre 25 a 60% em alguns sites. Lá também tem uma galeria de testes realizados e a página de comparação para que você possa testar seu site.

Fizemos testes aqui com o Oficina da Net e o resultado foi


O original foi mais rápido do que o otimizado.

No momento o Google esta testando apenas um número limitado de webmasters, mas você pode solicitar acessos, preenchendo o formulário. A ferramenta será paga e o Google informou que os preços serão competitivos. É raro ver um serviço do Google sendo pago, mas este é um caso em que achamos que faz sentido ser cobrado. E você teria interesse sobre o serviço de otimização de páginas do Google?