Como já havíamos escrito neste espaço a respeito do Grupo de Hackers LulzSec, que havia realizado vários ataques a sites de diversas empresas, ontem o Grupo reivindicou a responsabilidade pelo grande número de ataques a sites privados e públicos.

Nesta mesma oportunidade, o LulzSec prometeu um investida contra sites governamentais, onde anunciaram uma nova campanha contra governos de todo o planeta. Neste anúncio, o Grupo deixou um texto dizendo, "Bem vindos à Operação Anti-Segurança, encorajamos que qualquer embarcação, grande ou pequena, abra fogo contra qualquer governo ou agência que cruze seu caminho".

Muitos acreditam que o LulzSec seja uma ramificação de outro grupo de Hackers, o Anonymous, que ficou conhecida pelo ataque a sites das empresas de cartões Visa e Mastercard e em manifestações pró-Wikileaks. Ainda em suas declarações o LulzSec, colocou que, "A maior prioridade é roubar e vazar informações governamentais muito confidenciais, como e-mails e documentações, ... os alvos primários serão bancos e outros estabelecimentos de alto nível".

Sem espanto algum com as tais manifestações, John Pescatore, analista da Gartner, falou que "não ficou surpreso com o sucesso dos ataques" e comentou que, "ainda há muitos indivíduos dispostos a comprometer companhias e organizações, infelizmente, isso é fácil de ser eito". Para Pescatore o que realmente o preocupa, não é o Grupo LulzSec, mas sim novos grupos que irão aparecer, e esses sim com intuito de ganhar dinheiro com esses ataques.

Conforme a Agência de Notícias Reuters, o comando de Obama está se vendo obrigado a cobrar do Congresso norte-americano maior atenção sobre este assunto e ainda cobra do mesmo para que esse dobre a pena máxima de invasão de redes governamentais e privadas para 20 anos.

De acordo com Pescatore, ele acredita que isso não seja suficiente e ainda afirma que outros esforços ofereceriam dividendos melhores. Para Pescatore, "Companhias precisam proteger a si mesmas ao minimizar suas vulnerabilidades, pois não vê a Microsoft ou a Cisco sendo invadida,... eles evoluíram sua segurança, mas grande parte das companhias ainda não o fez", concluí.

Sendo assim, os governos e empresas públicas ou privadas que não aplicarem recursos em segurança em seus sistemas on-line, poderão ter muita dor de cabeça com esses grupos de hackers.