A companhia de análise IDC, comunicou nesta segunda-feira que a vendas de PCs para 2011 deva ter um crescimento de 4,2%. Conforme divulgado em fevereiro, a companhia havia dado o índice de 7,1% na margem de crescimento nas vendas de PCs para o ano de 2011.

Em uma análise mais aprofundada, a IDC concluiu que para o ano de 2012, o mercado de PCs possa ter uma melhora e chegar à marca de 10% a 11% de crescimento em suas vendas. Se compararmos a anos anteriores como os anos de 2005 a 2007, onde as vendas de PCs registraram índices de 18% e entre os anos de 2008 e 2009, que alcançaram a marca de 21%, as marcas para o próximo ano, não são tão animadoras assim.

Conforme a companhia de análise há alguns fatores preponderantes nesta queda, ente eles, estão à grande procura de computadores portáteis, como notebooks e tablets. Como afirma o vice-presidente da IDC, Bob O’Donnell: "Os consumidores estão reconhecendo o valor de ter e utilizar vários dispositivos inteligentes e como já tem um PC, agora adiciona smartphones, tablets e leitores digitais às suas coleções".

Outro fator que influencia o setor, é a persistência da economia instável, só no primeiro trimestre de 2011, fora registrado queda de 1,1% na venda de PCs, isto comparado ao mesmo período de 2010. A companhia espera que com novos recursos, as empresas fabricantes de PCs consigam elevar as vendas para o próximo ano.