O Firefox quando foi lançado gerou muito furor entre os usuários. As expectativas eram grandes e a maioria se confirmou. Trata-se de um navegador muito bom, sem dúvidas.

No entanto, alguns usuários estão reclamando da velocidade do Firefox quando ele é iniciado.

A Mozilla, por sua vez, defende-se das reclamações alegando que, se o navegador está muito lento, a causa possível seja os add-ons.

O Firefox tornou-se uma grande atração justamente pela capacidade de personalizar o navegador com a grande variedade de add-ons.

No blog oficial da Mozilla, em um post podemos encontrar algumas estatísticas dos testes de desempenho do Mozilla. Como resultado é possível notar que a cada add-on instalado, o Firefox demora 10% a mais de tempo para iniciar.

Juntamente com esta estatística de desempenho, a Mozilla anunciou que os add-ons mais populares costumam ser os piores causadores da lentidão na velocidade do navegador.

Entre os cupados, estão o Firebug, que se encontra  em 2º lugar dos add-ons que atrasam o navegador, com uma redução da velocidade de lançamento de 74%. Em seguida está o Adblock Plus reduz 21% na velocidade, e o StumbleUpon 19%.