Dia 14 de março, segunda-feira a Microsoft lança a nova versão do seu navegador, o Internet Explorer 9, durante o South by Southwest, festival que ocorre no Texas. A nova versão do IE só rodará nas plataformas do Windows Vista e Seven, colocando assim 50% de usuários de internet no mundo que ainda usam o XP, que teve seu grande lançamento no ano de 2001, la se vão 10 anos.

No navegador IE 9, o usuário poderá arrastar uma guia para a barra de tarefas do Windows, como se fosse um programa normal, criando assim ícones. Novidades que o usuário irá encontrar na nova versão, será uma maior aceleração de hardware, interface remodelada, ocupando menos espaço na tela e assim permitindo assim uma maior sobra de espaço para navegação.

Além do prometido pela Microsoft, que é o processamento de elementos gráficos feitos em parte pelo processador principal e outra pelo processador gráfico, permitindo assim um desempenho bem melhor ao exibir páginas. O IE9 também tem melhorias no suporte aos padrões de desenvolvimento de sites, assim tentando resolver um dos grandes problemas referentes a críticas de usuários de versões anteriores.

Sendo assim a Microsoft pretende recuperar o espaço perdido para seus concorrentes, especialmente para o Firefox e o Chrome. Esperamos então que realmente essas mudanças possam fazer com que usuários de navegadores fiquem satisfeitos com a nova cara do Internet Explorer 9.

O que há de novo:

Design simplificado

A primeira novidade que você perceberá ao abrir o Internet Explorer 9 é a interface do usuário compacta. A maioria das funções da barra de comandos, como Imprimir ou Zoom, podem agora ser acessadas com um clique no botão Ferramentas, e os seus favoritos aparecem quando você clica no botão Favoritos. De modo geral, o Internet Explorer oferece a você os controles básicos necessários para que a Web seja o foco das atenções.

Sites Fixos

Se você visita determinadas páginas da Web com frequência, o recurso Sites Fixos permite que elas sejam acessadas diretamente na barra de tarefas da área de trabalho do Windows 7. Fixar um site é simples: clique no ícone à esquerda do endereço da Web na barra de endereços (ou o ícone de site na página Nova Guia) e arraste-o para a barra de tarefas — o ícone do site permanecerá ali até que você o remova. Quando você clicar no ícone posteriormente, o site será aberto no Internet Explorer.

Gerenciador de Download

Gerenciador de Download é um recurso novo e eficiente que mantém uma lista dinâmica dos arquivos baixados da Internet e envia uma notificação quando um arquivo pode ser mal-intencionado. Ela também permite pausar e reiniciar um download, caso você tenha uma conexão lenta com a Internet, e mostra onde encontrar os arquivos baixados no computador. Você pode limpar a lista a qualquer momento.

Pesquisa na barra de endereços

Agora é possível pesquisar diretamente na barra de endereços. Se você digitar o endereço de um site, irá diretamente ao site. Se você digitar um termo de pesquisa ou endereço incompleto, iniciará uma pesquisa usando o mecanismo de pesquisa atualmente selecionado. Clique na barra de endereços para selecionar seu mecanismo de pesquisa a partir dos ícones listados ou para adicionar outros novos.

Supervisor de Desempenho de Complementos

Os complementos, como as barras de ferramentas, podem aprimorar sua experiência de navegação, mas também podem torná-la lenta. O Supervisor de Desempenho de Complementos informa se um complemento está afetando o desempenho do seu navegador, e permite que você o desabilite ou o remova.

Mais novidades podem ser vistas no site da Microsoft.