O Facebook superou claramente o site do grupo Yahoo! em novembro e assumiu o terceiro lugar do ranking mundial de sites mais visitados, atrás do Google e da Microsoft, anunciou nesta quarta-feira a firma ComScore.

Baseado nos Estados Unidos, o Facebook supera até o Google, conforme pesquisa da Experian Hitwise:

O Facebook teve 647,5 milhões de visitantes únicos em novembro, muito mais que o Yahoo! (630,3 milhões), depois da leve vantagem registrada em outuro (633,5 contra 633 milhões).

Por "visitante único" se entende o clique feito num link de uma única direção IP durante um período determinado de tempo, ou seja, não são contabilizadas as múltiplas visitas que uma mesma pessoa pode fazer no mesmo dia do mesmo computador.

Nem o Facebook nem o Yahoo!, ao serem contatados pela AFP, emitiram reações a essas cifras, que confirmam o inexorável crescimento da rede social com seus 500 milhões de membros ativos e o caso do pioneiro da internet. Quase um em cada quase dois internautas no mundo (49,3%) frequenta Facebook, um site que, além disso, ocupa o primeiro lugar em termos de duração da visita (mais de quatro horas e meia em média, contra três horas para o Google).

Mas, combinados, os sites de propriedade do Google ainda são imbatíveis. As propriedades do Google representaram 9,85 por cento de todas as visitas dos EUA. A propriedades do Facebook, 8,93 por cento, e as propriedades Yahoo!, 8,12 por cento.



Enquanto isto: Co-fundador da Microsoft processa Facebook

O co-fundador da Microsoft Paul Allen relançou um processo judicial sobre patentes alegando que o Facebook, a Apple, a Google, entre outras empresas, estão a usar ilegalmente tecnologias patenteadas pela sua empresa, a Interval, noticiou esta quarta-feira a Reuters.

No processo são referidas quatro patentes que estão a ser usadas por várias empresas, segundo a mesma agência. A primeira, referente à criação de informação relacionada com aquilo que está a ser procurado, está a ser usada pela google, aol, Apple, Yahoo, Ebay, Facebook, Netfix e Office Depot. A segunda e terceira patentes referem-se à passagem de pequenas mensagens numa nova camada no ecrã, tipo 'pop up'. programas como o instant messenger da aol ou o Google Talk usam esta tecnologia.