A baixa penetração do sistema operacional Linux no mercado corporativo não parece preocupar seu criador, Linus Torvalds, nem a própria Fundação Linux. Em visita ao Brasil nesta terça-feira, 31, Torvalds ressaltou que a posição ocupada pelo Linux no segmento de servidores e a liderança conquistada com os sistemas operacionais para dispositivos móveis já representam uma ampla adoção do software.

O diretor executivo da Fundação Linux, Jim Zemblin, por sua vez, diz que a baixa penetração do Linux no mercado corporativo já preocupou antes, e até mesmo em decorrência disso existem tantas versões do software hoje sendo distribuídas.

Atualmente, segundo Zemblin, o mercado caminha para outra realidade, em que as empresas preferem fazer suas implantações pela web, sejam elas de sistemas de gestão empresarial (ERP), atendimento ao cliente (CRM) ou de aplicações corporativas. Isso, segundo ele, se reflete na adoção do Linux em companhias que prestam serviços amplamente usados, como ferramentas de busca, bolsas de valores e até mesmo empresas de transporte público. "Esse tipo de penetração faz com que a grande maioria dos internautas use o software de código aberto."

Sobre a baixa adoção do Linux em alguns setores, Linus Torvalds explica que "existe um medo histórico" de mudar o sistema operacional, principalmente quando se trata de uma tecnologia open source. Ele conta que quando seu software começou a ganhar espaço no mercado, surgiram rumores sobre inimizades e disputas entre empresas, e alguns deles até eram verdade, mas, segundo ele, essa fase já acabou.

De acordo com Torvalds, hoje já há a percepção de que o Linux foi responsável pela ampliação do próprio mercado e a criação de novas oportunidades para diversas empresas, como, por exemplo, as que desenvolvem software para dispositivos móveis. Estas, diz ele, serão as grandes responsáveis pelo crescimento do Linux nos próximos anos.

Fonte: Ti Inside