A área de Redes da Motorola anuncia a venda de dois milhões de dispositivos WIMAX, entre CPEs e dongles. O dongle é um dispositivo externo que é conectado a um computador para autorizar o funcionamento de um determinado programa. As versões mais antigas usavam a porta serial ou a porta paralela, e hoje se utiliza uma conexão USB, geralmente um pen-drive. O marco foi alcançado em fevereiro, apenas cinco meses depois que a companhia comercializou seu milionésimo equipamento, em setembro de 2009.
 
"Esses números são impressionantes, uma vez que conseguimos superar o ritmo de vendas de dispositivos WiMAX do ano passado, quando a Motorola já havia duplicado a quantidade de equipamentos em apenas seis meses", disse Bruce Brda, vice-presidente sênior da área de Redes da Motorola. "Esse interesse por dispositivos e infraestrutura WiMAX demonstra como a tecnologia, que fornece a experiência de mídia personalizada que as pessoas desejam, onde quer que estejam, está crescendo e se consolidando."
 
Desde que passou a marca de dois milhões de dispositivos comercializados, a Motorola também recebeu um pedido significativo de mais unidades CPE por parte da Axtel, operadora de telecomunicações mexicana. A empresa firmou um contrato com a Motorola em 2008, para uma rede WiMAX, com o objetivo de implementar banda larga sem fio de alta velocidade naquele país. Atualmente, é oferecido o serviço WiMAX fixo, e a ideia é também contar com serviços nômades no futuro.
 
"Com a rede e os dispositivos da Motorola, conseguimos proporcionar acesso inédito a dados, pessoas, informações e entretenimento para nossos clientes, seja em suas residências ou em movimento", disse Ivan Alonso, diretor executivo de Inovação e Tecnologia da Axtel.
 
O ritmo de crescimento continua a aumentar no mundo. "No final de 2009, os provedores de serviços WiMAX já atendiam mais de 621 milhões de assinantes", disse Ron Resnick, presidente e chairman do WiMAX Forum®. "Com base nessa estimativa e no mercado, a previsão do WiMAX Forum é de que até 2011 haverá mais de um bilhão de pessoas com cobertura WiMAX em todo o mundo."
 
A Motorola detém 40 contratos WiMAX com operadoras de todo o mundo. Os casos de negócios e modelos de utilização são tão variados quanto as geografias atendidas. Algumas operadoras utilizam um modelo de atacado, outras usam o WiMAX para proporcionar conectividade em regiões antes totalmente desprovidas de qualquer tipo de banda larga, ou para prover conectividade móvel a usuários de metrôs e trens urbanos. Conforme a inovação em produtos continua e o ecossistema de dispositivos cresce, as operadoras estão encontrando novas maneiras de viabilizar investimentos e gerar receita e lucratividade com o lançamento de serviços.