O Firefox 142 já está disponível para todos os usuários e traz novidades que tornam a navegação mais prática, organizada e segura. Entre os destaques estão as visualizações de links com um clique longo, melhorias em grupos de abas, recomendações de artigos mais inteligentes na página da nova guia e muito mais.

Quais as novidades do Firefox 142?

Uma das princiais novidades é a visualizações de links, pois agora é possível pressionar e segurar um link (ou clicar com o botão direito e escolher "Visualizar link") para ver rapidamente o conteúdo antes de abrir em uma nova aba. O recurso pode até gerar resumos de pontos-chave usando IA, processados localmente no dispositivo, garantindo mais privacidade. Atualmente, as visualizações estão sendo liberadas gradualmente para usuários com mais de 3 GB de RAM e apenas em alguns idiomas.

Outro destaque é a organização da página "Nova guia". Os artigos agora aparecem agrupados por tópicos como Esportes, Comida e Entretenimento e ainda é possível seguir assuntos do interesse e bloquear os que você não quer ver, trazendo mais controle sobre o que aparece ao abrir uma nova aba. Por enquanto, essa função está funcionando apenas nos Estados Uniddos.

No Windows, as notificações persistentes agora abrem corretamente o Firefox na página relevante após o fechamento ou reinício do navegador. Outra novidade é que agora o navegador mantém a guia ativa visível em grupos recolhidos, o que melhora a velocidade de rolagem em favoritos, facilita remover extensões da barra lateral e aprimora a pesquisa no histórico de navegação, reduzindo resultados duplicados.

Por fim, o Netmonitor também passou por ajustes para mostrar cabeçalhos, cookies e parâmetros mesmo em solicitações ainda não concluídas. Além dessas, o changelog da atualização ainda cita que a atualização traz correções de segurança importantes, além de melhorias no serviço de tradução, que agora suporta chinês, japonês e coreano.

Como atualizar

Firefox 142 já está disponível para download. Imagem: Oficina da Net
Firefox 142 já está disponível para download. Imagem: Oficina da Net

Se você ainda não atualizou, o Firefox 142 já pode ser baixado diretamente pelo site oficial da Mozilla ou atualizado dentro do próprio navegador.

Fonte