A Samsung já começou a preparar o Galaxy A15 5G e o Galaxy A16 5G para a próxima grande atualização de sistema. Ambos foram flagrados sendo testados com a One UI 8, interface que será baseada no Android 16. Os primeiros testes internos foram identificados nesta semana, indicando que a fabricante está trabalhando para levar os recursos mais recentes também aos seus aparelhos mais acessíveis.
Testes já em andamento
De acordo com os registros, o Galaxy A15 5G está sendo testado com a nova build de software A156EDXU5DYF1 na Austrália, enquanto o Galaxy A16 5G roda a build A166BXXU3CYF5 na Europa. Essas compilações são sinais claros de que o Android 16 já está em fase avançada de testes para esses modelos.
Por ora, nenhum dos dois está incluído no programa beta oficial da One UI 8, que está limitado à linha Galaxy S25. No entanto, se seguir o cronograma dos anos anteriores, a Samsung deve liberar a versão estável da One UI 8 entre julho e agosto de 2025, junto com os lançamentos do Galaxy Z Fold 7 e Galaxy Z Flip 7.
O que muda com a One UI 8?
A nova interface da Samsung vai trazer uma série de melhorias de segurança e usabilidade. Um dos principais recursos é o novo Centro de Alertas, que oferece mais transparência sobre permissões e acessos feitos por apps, deixando o celular mais seguro.
Outras novidades devem incluir mudanças visuais sutis, otimizações de desempenho e melhorias no multitarefa, além de uma integração ainda maior com o ecossistema Galaxy.
Quando a atualização deve chegar?
Embora ainda não haja data exata, a expectativa é que tanto o Galaxy A15 5G quanto o A16 5G recebam o Android 16 com One UI 8 pouco tempo depois do lançamento oficial da versão final. A Samsung costuma priorizar os modelos mais novos dentro de cada categoria, e esses dois fazem parte da linha de 2024/2025.
Até lá, vale a pena manter o sistema sempre atualizado com os últimos patches de segurança. Também é recomendado acompanhar as novidades pelo aplicativo Samsung Members, onde a empresa costuma publicar alertas sobre novas versões do sistema.
Samsung Galaxy A16 5G
O Galaxy A16 5G promete ser uma opção acessível para quem busca um dispositivo mais em conta. Equipado com a interface One UI 6 sobre o Android 14 (com destaque para 6 anos de atualizações), o aparelho traz o processador Exynos 1330 de 7nm, que embora não seja o mais potente da linha, deve oferecer desempenho suficiente para tarefas diárias e navegação fluida, especialmente considerando os 4 GB de RAM. O armazenamento interno de 128 GB é expansível via microSDXC, graças ao slot híbrido para cartão, o que é um bônus para quem precisa de mais espaço para fotos, vídeos e apps.
Falando em fotos, o sistema de câmeras traseiras é composto por uma lente principal de 50 MP, acompanhada de uma ultrawide de 5 MP e uma macro de 2 MP. Com recursos como HDR, panorama e flash LED, o conjunto promete boas fotos em condições variadas, mas o foco aqui não é a fotografia profissional. Para vídeos, a gravação é limitada a Full HD a 30 fps, tanto na câmera principal quanto na selfie de 13 MP, o que deve satisfazer quem busca registros casuais, mas fica atrás de modelos mais avançados com gravação em 4K.
A autonomia deve ser um dos pontos fortes do aparelho, graças à bateria de 5000 mAh, que em conjunto com o carregador de 15W, oferece uma boa duração para o uso diário. Ele também está preparado para redes 5G, além de suportar Wi-Fi dual band e Bluetooth 5.3. Outros recursos notáveis incluem a presença de NFC, porta USB tipo-C, entrada para fones de ouvido de 3.5mm e sensores como impressão digital lateral.