Se você conectou o carregador ao seu notebook e ele não está carregando, é bastante comum ficar nervoso. Em primeiro lugar, porque você não pode usar o computador, e em segundo lugar, por medo de que tenha estragado algo. Mas, antes de mais nada, mantenha a calma, pois pode não ser um problema grave de hardware, ou mesmo pode ser um problema de software.

Existem algumas soluções simples, e aqui elencamos 5 delas para solucionar seu problema. Sem mais enrolação, abaixo você confere os passos do que fazer quando a bateria do seu notebook não estiver carregando com o carregador conectado.

1. Verifique as conexões do cabo

Embora possa parecer óbvio, às vezes a causa o problema é física. A primeira coisa a ser feita é verificar a integridade física do cabo. Retire ele da fonte de energia e do notebook e examine todo o cabo para verificar se há partes desencapadas ou quebradas.

Se não há danos físicos aparentes, insira o cabo firmemente na porta de carregamento do notebook e na tomada. Certifique-se que o cabo esteja conectado corretamente e firmemente à tomada.

Se o carregador não estiver intacto ou cheirar a plástico queimado, substitua-o imediatamente, pois há risco de incêndio.

ATENCÃO: Não tente consertar um cabo estragado com fita isolante. Não vale o risco.

Em seguida, dê uma olhada na porta de carregamento. Não deve haver detritos ou pinos de metal saindo. O carregador deve caber bastante confortável e ficar conectado quando você mover o laptop ao redor. Falando nisso, mantenha um pouco de folga no cabo e não coloque estresse desnecessário na porta de carregamento. Evite deixar o carregador balançar da sua mesa, o que puxará o conector e poderá arruinar as horas extras da porta de carregamento.

Se as duas conexões estiverem OK, certifique-se de que a tomada está funcionando corretamente. Para isso, tente conectar o cabo em outra tomada e veja se funciona.

2. Remova a bateria e conecte o cabo no notebook

Em muitos casos, uma bateria defeituosa pode não carregar. Se o seu notebook tem uma bateria removível, desligue o computador e, em seguida, remova a bateria. Então, ligue o carregador no notebook sem bateria e segure o botão de alimentação por alguns segundos, para limpar qualquer carga restante no sistema.

Depois disso, tente ligar seu notebook. Se funcionar normalmente, então o problema é com a bateria, que precisa de substituição.

3. Certifique-se de que está usando o carregador e a porta certos

Em seguida, verifique se você está usando um carregador correto e se ele a potência dele é o suficiente para ligar o notebook. Por exemplo, as portas dos notebooks da Dell e da HP geralmente são semelhantes. O mesmo acontece com as portas dos notebooks da Toshiba e da Asus. Entretanto, não é só porque o carregador se encaixa que ele carregue o equipamento.

Alguns notebooks de última geração vem com um carregador USB Tipo C (conector redondo, semelhante ao que os novos smartphones). Algumas dessas portas são apenas para transferência de dados, enquanto outras podem ser usadas para carregar seu notebook. Se este é o seu caso, verifique se você conectou o carregador na porta correta.

O próximo passo é verificar se o carregador fornece energia suficiente. Os típicos carregadores de notebook possuem potência de 45W, 65W e 90W. Quanto maior e mais poderoso for o seu notebook, maior deverá ser o adaptador de energia.

Para obter os melhores resultados, você deve usar o carregador original do seu notebook. Carregadores baratos e falsos podem arruinar sua bateria e causar danos duradouros, especialmente para notebooks da Apple.

5. Tente outro carregador

Se tudo falhar, é hora de tentar outro carregador. Tente pegar um carregador igual ao seu emprestado, ou ir em uma loja de eletrônicos pedir para testar um carregador no seu notebook.

Dica especial para Macbooks

Se você tem um notebook da Apple e ele não está carregando mesmo conectado à fonte de energia, existe um truque que pode solucionar sem problema com poucos toques nas teclas. Estamos falando da redefinição do SMC.

O SMC, que em português significa "Controle de Gerenciamento de Sistemas", influencia o gerenciamento de bateria e energia. Ao redefinir o SMC, você redefine algumas configurações de carregamento de bateria.

  1. Desligue seu MacBook e conecte o adaptador de energia.
  2. Mantenha pressionado as teclas Shift + Control + Option e o botão Power ao mesmo tempo.
  3. Solte todas as teclas. Ao fazer isso, você deve ver a luz do seu adaptador mudar de cor.
  4. Inicialize seu MacBook e confira se agora ele está carregando.

Dica especial para notebook Windows

Um problema que pode ocorrer em computadores Windows é a falta de atualização de drivers. Para atualizar os drivers do seu computador, abra o menu Iniciar e procure por "Gerenciador de dispositivos".

Em Baterias, você deve ver alguns itens, geralmente um para o carregador e outro listado como Microsoft ACPI Control Method Battery, embora possa haver outros. Clique com o botão direito de cada item e escolha Atualizar driver.