Já ouvimos vários casos de smartphones que pegaram fogo enquanto estavam carregando ou simplesmente parados em cima da mesa. Porém, a história mais recente é diferente, dado que o causador do incêndio foi um notebook.

Sabemos que os processadores que são inseridos nesses dispositivos produzem calor enquanto estão "trabalhando". Por esse motivo, essas máquinas possuem ventoinhas e saídas de ar para manter a temperatura dentro do normal. No próprio manual disponibilizado pela fabricante, existe um aviso dizendo para não cobrir as saídas de ar ou usar o notebook em cima de travesseiros ou cobertas, por exemplo.

Normalmente, quando o sistema detecta um superaquecimento, o notebook desliga sozinho para evitar danos ao hardware. Em alguns casos, é possível que o processador ou outro componente importante seja danificado, mas sempre existe o risco de surgir problemas maiores, e esse foi o caso do notebook de Sabrina Ruelland, uma moradora de Onshawa, na província de Ontário, no Canadá.

Sabrina mostra os danos em seu quarto após o incêndio

Enquanto jantava com sua filha, o alarme de incêndio de seu apartamento foi acionado. Inicialmente, a mulher não notou nenhum tipo de fumaça ou chamas, mas quando olhou sob a porta do seu quarto, viu um grande "brilho vermelho". Quando a porta foi aberta, Sabrina constatou que a parede, o chão e a mesa estavam pegando fogo.

De acordo com Derrick Clark, chefe dos bombeiros da cidade, o incêndio foi causado porque o dispositivo estava em cima de uma toalha. "O notebook estava sobre material inflamável, e quando a máquina chegou a uma certa temperatura, foi o suficiente para acender o fogo", disse ele. "Não importa se é um notebook ou telefone celular. As baterias geram calor durante o funcionamento, especialmente quando estão carregando", concluiu.

Então fica o alerta: nunca deixe seu notebook carregando em superfícies que podem atrapalhar a saída de ar, afinal, ninguém deseja passar por situações como essa.