A Google adquiriu em 2012 a Nik Software, empresa responsável pelo aplicativos de edição de fotos Snapseed, assim como pelos plug-ins de edição para programas de desktop chamados Nik Collection.

Após a aquisição a gigante Google tornou os aplicativos e os plug-ins gratuitos e passou a incorporar vários de suas funcionalidades em seus outros aplicativos. No entanto, a Google no início deste ano comunicou que passaria a encerrar o desenvolvimento das ferramentas de edição, permanecendo ativo apenas o Snapseed.

Ferramentas disponíveis no Nik Collection
Ferramentas disponíveis no Nik Collection

Com a decisão da gigante de buscas, a DxO responsável pelo site DxOMark anunciou na quarta-feira (25) a aquisição de todos os softwares da Nik Collection, além do reinicio do desenvolvimento das ferramentas que foram inclusas nela.

A DxO é reconhecida especialmente pelos seus trabalhos com testes de câmeras com sensores de smartphones, porém também trabalha com diversas outras áreas no mercado de fotografias, como a fabricação de câmeras para serem acopladas em smartphones.

A negociação foi comentada pelo diretor de engenharia da Google, Aravind Krishnaswamy:

"A Nik Collection dá aos fotógrafos as ferramentas para criar fotos que eles amam. Estamos emocionados que a DxO, uma companhia dedicada às soluções de fotografias de alta qualidade, a adquira e continue o seu desenvolvimento".

A DxO está planejando lançar uma nova versão da Nik Collection, porém paga no primeiro semestre de 2018. Sendo assim, pelo menos por enquanto os programas e plug-ins da Nik Collection continuam como estão atualmente.