A Nasa está trabalhando em uma missão tripulada conceitual para Vênus, chamada de Conceito Operacional de Vênus da Alta Atitude (HAVOC). A pergunta que fica: Como será possível levar seres humanos para um planeta com temperaturas na superfície acima de 460° C?

Para completar, a superfície é uma paisagem rochosa estéril composta por vastas planícies de rocha basáltica pontilhada de característica vulcânicas e ainda várias regiões montanhosas de escala continental.

A ideia da Nasa não é aterrar pessoas na superfície do planeta, mas sim usar a atmosfera densa como base para a exploração. Ainda não há nenhuma data para a missão do tipo HAVOC.

Nasa pretende levar humanos para Vênus.
Nasa pretende levar humanos para Vênus.

A missão é a longo e conta com pequenas missões de teste para ser bem sucedida. O plano consiste no uso de aeronaves que possam permanecer suspensas na atmosfera superior por longos períodos de tempo.

Vale mencionar que a atmosfera superior de Vênus é o local mais semelhante com a Terra no sistema solar. Entre altitudes de 50 Km e 60 Km, a pressão e a temperatura podem ser comparadas a regiões de baixa atmosfera da Terra.

A atmosfera acima dessa altitude também é densa o suficiente para proteger os astronautas da radiação ionizante do espaço. A proximidade com o sol fornece uma abundância ainda maior de radiação solar disponível na Terra.

Para que tudo seja possível, um dirigível flutuaria ao redor do planeta, sendo soprado pelo vento. A atmosfera de Vênus é composta por 97% de dióxido de carbono, cerca de 3% de nitrogênio e vestígios de outros gases.

A camada de nuvens é altamente reflexiva, com uma neblina de gotículas de ácido sulfúrico abaixo de cerca de 30Km. Deste modo, o dirigível precisaria ser resistente ao efeito corrosivo desse ácido.

O problema de acidez pode ser facilmente resolvido, vários materiais disponíveis no mercado, incluindo teflon e vários plásticos, possuem uma alta resistência ácida e podem ser usados para envelopar o dirigível.

Como vimos, uma missão para Vênus pode mesmo ser possível.

Fonte: The Next Web