A NASA recentemente compartilhou um vídeo impressionante que ilustra a emissão de dióxido de carbono (CO2) ao redor do mundo em 2021. O CO2 é o principal gás do efeito estufa responsável pelas mudanças climáticas globais. O aumento de CO2 na atmosfera seria ainda mais rápido sem a presença dos sumidouros de carbono, que correspondem a terras e oceanos e absorvem cerca de metade das emissões humanas anualmente.

O vídeo foi produzido pelo Global Modeling and Assimilation Office da NASA, utilizando técnicas avançadas de modelagem computacional para entender melhor a origem e o destino do carbono. A visualização apresenta o CO2 sendo adicionado à atmosfera terrestre durante 2021, dividido em quatro principais contribuintes: combustíveis fósseis em laranja, queima de biomassa em vermelho, ecossistemas terrestres em verde e oceanos em azul. Os pontos na superfície também mostram como o CO2 atmosférico está sendo absorvido pelos ecossistemas terrestres em verde e pelos oceanos em azul.

Por exemplo, na visão destaque da América do Norte e América do Sul, durante a estação de crescimento das plantas, elas absorvem o CO2 através da fotossíntese, mas liberam grande parte desse carbono durante os meses de inverno. Algumas características interessantes incluem as emissões de combustíveis fósseis no corredor urbano do nordeste dos Estados Unidos, que se estende de Washington D.C. a Boston. A rápida oscilação sobre a floresta amazônica mostra o impacto das plantas absorvendo carbono enquanto o sol brilha e liberando-o durante as horas noturnas.

O vídeo enfatiza a importância de reduzir as emissões de carbono e a necessidade de preservar os sumidouros de carbono, como florestas e oceanos, para combater as mudanças climáticas e suas consequências em todo o mundo.