O Motorola DynaTAC 8000X foi o primeiro telefone celular comercialmente disponível e mudou a forma como as pessoas se comunicam umas com as outras. O DynaTAC 8000X foi reconhecido como o primeiro telefone portátil, apesar do seu preço absurdo de 1Kg, que precisava de uma grande bolsa ou mochila para carregá-lo por aí. Hoje, 3 de abril, ele completa 51 anos e é bem diferente dos smartphones que conhecemos atualmente.

História do Motorola DynaTAC 8000X

A Motorola começou a trabalhar no desenvolvimento de telefones celulares na década de 1970. Na época, a ideia de um telefone portátil parecia ser algo bem absurdo e muita gente achava que isso nunca iria acontecer. Mas a Motorola acreditou nessa ideia e investiu em tecnologia para tornar o sonho em realidade.

O DynaTAC 8000X foi desenvolvido por uma equipe de engenheiros liderados pelo Martin Cooper. O projeto começou em 1973 e demorou dez anos para ficar pronto. Quando finalmente foi lançado em 3 de abril de 1983, o preço era bem salgado e custava cerca de US$ 4.000, que é mais de R$ 50 mil em dinheiro de hoje.

O DynaTAC 8000X foi o celular que mudou o jogo e abriu caminho para o mundo que conhecemos hoje. (Foto: Reprodução)
O DynaTAC 8000X foi o celular que mudou o jogo e abriu caminho para o mundo que conhecemos hoje. (Foto: Reprodução)

Esse celular pesava cerca de 1 kg e era enorme! Ele tinha 25 cm de comprimento, 4,4 cm de largura e 8,9 cm de espessura. A bateria durava só uns 30 minutos de conversa e demorava cerca de 10 horas para carregar. Também vale lembrar que ele usava uma rede analógica e tinha um espaço bem limitado para armazenar números de telefone.

Mas apesar de todas essas limitações, o DynaTAC 8000X foi um marco na história da tecnologia. Ele abriu caminho para o desenvolvimento de dispositivos móveis mais sofisticados e acessíveis, que hoje são parte indispensável da nossa vida. Imagina só, antes desse celular, a gente só podia fazer chamadas telefônicas de um telefone fixo, isso se tivéssemos um em casa!

4 curiosidades sobre o Motorola DynaTAC 8000X

Veja alguma curiosidades interessantes do DynaTAC 8000X. Você sabia que...

1. O DynaTAC 8000X foi originalmente chamado de "telefone portátil de Martin Cooper" em homenagem ao seu criador.

DynaTAC 8000X e seu criador, Martin Cooper (Foto: Reprodução)
DynaTAC 8000X e seu criador, Martin Cooper (Foto: Reprodução)

2. O DynaTAC 8000X apareceu em vários filmes famosos dos anos 80, incluindo "Wall Street" e "Goonies".

O DynaTAC 8000X estrelando no filme Wall Street (Foto: Reprodução)
O DynaTAC 8000X estrelando no filme "Wall Street" (Foto: Reprodução)

3. O primeiro telefonema feito com um DynaTAC 8000X foi de Martin Cooper para seu rival Joel Engel, que estava trabalhando em um projeto semelhante na Bell Labs.

A primeira ligação foi feita justamente pelo seu inventor (Foto: Reprodução)
A primeira ligação foi feita justamente pelo seu inventor (Foto: Reprodução)

4. O DynaTAC 8000X foi apresentado em um episódio de "Miami Vice" em 1984, onde foi usado como um dispositivo de rastreamento.

DynaTAC 8000X fazia sucesso nos anos 80 (Foto: Reprodução)
DynaTAC 8000X fazia sucesso nos anos 80 (Foto: Reprodução)

O DynaTAC 8000X foi o celular que mudou o jogo e abriu caminho para o mundo que conhecemos hoje. Quem diria que um celular tão grande e pesado pudesse ter um impacto tão grande na nossa vida? É a prova de que nunca devemos subestimar uma boa ideia.