O PlayStation 2 foi um marco na história dos videogames. Lançado em 2000, o PS2 revolucionou a indústria dos jogos eletrônicos com seus gráficos incríveis, vasta biblioteca de jogos e recursos avançados como DVD player integrado. Com um design icônico e jogos inesquecíveis, como GTA San Andreas, Final Fantasy X e Metal Gear Solid 2, o PlayStation 2 tornou-se um dos consoles mais populares de todos os tempos.

PlayStation 2 completa 24 anos: relembrando o lançamento

O lançamento do PlayStation 2 foi um grande evento na indústria de videogames. A Sony investiu pesadamente em publicidade e promoção do console, com campanhas publicitárias em televisão, revistas e outdoors. O lançamento ocorreu simultaneamente em vários países, incluindo Japão, Estados Unidos e Europa.

PlayStation 2 foi o console mais vendido da história
PlayStation 2 foi o console mais bem sucedido da história com mais de 155 milhões de unidades vendidas

Durante o seu lançamento, o PlayStation 2 teve como principais concorrentes o Dreamcast da Sega e o Nintendo 64 da Nintendo. O Dreamcast foi lançado em 1998 e foi o primeiro console da sexta geração de videogames. Ele tinha gráficos impressionantes para a época, mas a Sega enfrentou dificuldades financeiras e teve que interromper a produção do console em 2001. O Nintendo 64, lançado em 1996, foi o console mais popular de sua geração, mas teve dificuldades em competir com o PlayStation 2 devido à sua falta de recursos, como o DVD player integrado.

Dreamcast e Nintendo 64 era os principais concorrentes do PlayStation 2 na época
Dreamcast e Nintendo 64 era os principais concorrentes do PlayStation 2 na época

Apesar da forte concorrência, o PlayStation 2 conseguiu se destacar graças à sua biblioteca de jogos variada e à capacidade de reproduzir DVDs, que o tornou um aparelho muito versátil para os consumidores. O sucesso do PlayStation 2 ajudou a estabelecer a Sony como um dos principais players da indústria de videogames e marcou o início de uma nova era na história dos jogos eletrônicos.

Os 10 jogos mais populares do PlayStation 2

Abaixo listamos os 10 jogos que fizeram mais sucesso na época do PlayStation 2 e que com certeza você também já jogou:

1. Grand Theft Auto: San Andreas

Grand Theft Auto: San Andreas
Grand Theft Auto: San Andreas

O lançamento de GTA San Andreas foi um marco para a popularização do PlayStation 2. Na época, existiam as famosas lan houses em que a galera passava horas vivendo a história de CJ e de toda a gangue de Grove Street.

2. Final Fantasy X

Final Fantasy X
Final Fantasy X

Final Fantasy X é o jogo de RPG que mais fez sucesso na época do PS2. A história segue a jornada de Tidus, um jogador de Blitzball, que é transportado para um mundo diferente e deve ajudar Yuna a derrotar um ser malévolo conhecido como Sin.

3. Metal Gear Solid 2: Sons of Liberty

Metal Gear Solid 2: Sons of Liberty
Metal Gear Solid 2: Sons of Liberty

Quem nunca passou horas na frente da televisão vivendo como o espião Solid Snake? Esse jogo foi um grande sucesso entre o público geral e desencadeou no lançamento de diversos títulos da série Metal Gear Solid.

4. God of War

God of War
God of War

God Of War foi outro lançamento que fez história no PS2 e até hoje é uma das sagas mais bem sucedidas do mundo dos games. A história segue Kratos, um guerreiro espartano, que busca vingança contra os deuses do Olimpo.

5. Kingdom Hearts

Kingdom Hearts
Kingdom Hearts

Mais um jogo de RPG, agora numa mistura de personagens da Disney com personagens da série Final Fantasy. O jogo foi um grande sucesso no exterior, mas existem brasileiros que se orgulham em dizer que zeraram esse jogos dezenas de vezes.

6. Shadow of the Colossus

Shadow of the Colossus
Shadow of the Colossus

Shadow of the Colossus encantou milhares de jogadores ao redor do mundo com seus gráficos realistas, uma trilha sonora épica e uma história emocionante. O jogo segue a aventura de um jovem chamado Wander e sua égua Agro. Qual colosso era o seu favorito?

7. Resident Evil 4

Resident Evil 4
Resident Evil 4

Resident Evil é uma série muito famosa no mundo do cinema e também nos consoles desde o PlayStation 1. Neste quarto jogo, acompanhamos Leon Kennedy enquanto ele tenta resgatar a filha do presidente dos Estados Unidos em uma vila espanhola infestada de zumbis.

8. Gran Turismo 3: A-Spec

Gran Turismo 3: A-Spec
Gran Turismo 3: A-Spec

Para os amantes de simuladores de carros e jogos de corrida, Gran Turismo 3 foi um grande marco na história, se tornando um dos jogos mais populares entre os jogadores e PS2. A grande variedade de carros e pistas era algo incrível para a época.

9. Dragon Quest VIII: Journey of the Cursed King

Dragon Quest VIII: Journey of the Cursed King
Dragon Quest VIII: Journey of the Cursed King

Mais um jogo de RPG, mais um grande jogo de PS2. Dessa vez você é um herói que junto com seus companheiros tentam derrotar um feiticeiro malvado que lançou uma maldição sobre o reino.

10. Ratchet & Clank

Ratchet & Clank
Ratchet & Clank

Para finalizar a lista, fechamos com um jogo que se tornou tão popular que até hoje existem lançamentos no mundo dos games. A dupla de heróis Ratchet e Clank fazem muito sucesso até hoje e isso vem desde o lançamento desse jogo para PS2.

10 curiosidades do PlayStation 2

Relembre 10 curiosidades do nosso querido PlayStation 2:

  1. O PlayStation 2 foi o primeiro console a ter uma unidade de DVD integrada, o que o tornou um aparelho muito versátil para os consumidores.
  2. O PlayStation 2 foi lançado em 4 de março de 2000 no Japão, em 26 de outubro de 2000 na América do Norte e em 24 de novembro de 2000 na Europa.
  3. Durante seu lançamento, a Sony vendeu 500.000 unidades do PS2 em apenas uma semana.
  4. O PlayStation 2 é considerado o console mais vendido da história, com mais de 155 milhões de unidades vendidas em todo o mundo.
  5. O PlayStation 2 era capaz de rodar jogos do PlayStation 1, o que permitiu aos jogadores continuar a jogar seus jogos favoritos em uma plataforma mais avançada.
  6. O PlayStation 2 teve uma vasta biblioteca de jogos, com mais de 3.800 títulos lançados para o console.
  7. O PlayStation 2 também foi usado como plataforma de desenvolvimento para jogos de outras plataformas, como o Xbox da Microsoft e o Nintendo GameCube.
  8. O PlayStation 2 foi o primeiro console a ter um dispositivo de armazenamento externo, o Memory Card, que permitia que os jogadores salvassem seu progresso no jogo.
  9. O PlayStation 2 foi descontinuado em 2013, após mais de 12 anos de produção.
  10. O PlayStation 2 era tão popular que em alguns países, como o Brasil, ainda é possível encontrar novas unidades do console para venda em lojas e na internet.

Antes de você ir...

Se você ainda costuma jogar jogos de PS2, vai gostar do nosso artigo com códigos e macetes para usar no GTA San Andreas no PC. Se gosta de jogos mobile, também temos códigos atualizados para Genshin Impact e o viciante Free Fire.

E você, ainda tem o seu PlayStation 2? Deixe seu comentário!